quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aventureiro de Marte


Aventuras em terras exóticas, repletas de mistérios, perigos e desafios fantásticos, assim eram as histórias escritas por Edgar Rice Burroughs, escritor norte-americano que ganhou fama graças a seu personagem mais popular: Tarzan, o rei dos macacos. Mesmo que tenha se notabilizado pelas narrativas envolvendo a enigmática selva africana, os contos fantásticos de Burroughs exploraram muitas outras ambientações como Venus, Marte e até o Centro da Terra. Seu texto envolvente e objetivo, marcado por uma linguagem clara e sem rodeios, oferece ao leitor a celeridade que os acontecimentos de um gênero como aventura requerem. Estes fatores acabam fazendo com que sua produção esteja em sintonia com a velocidade da informação percebida na contemporaneidade. Inicialmente tidas como literatura menor, as revistas pulp foram por muito tempo o celeiro dos contos de fantasia, aventura, sci-fi e western. Hoje as mesmas aventuras ganham tratamento vip em impressões primorosas imortalizando textos e autores. John Carter foi apresentado aos leitores na revista All Story em 1912 numa série de contos que, compilados, culminaram no livro ‘A Princess of Mars’. A série seguiu o padrão resultando 11 livros conhecidos como a Saga de Barsoon (nome usado para designar o planeta Marte na história).



A história começa logo após a Guerra Civil Americana quando um estranho acontecimento transporta
o Cap. John Carter para o planeta vermelho. Devido a diferença de gravidade entre os planetas o terráqueo apresenta força e velocidade descomunais fazendo com que ganhe respeito e poder entre os Tarks, criaturas verdes de quatro braços, com aparência insetóide de 4,5 m de altura, envolvidas numa guerra sem fim contra os homens vermelhos, estes de aparência humanóide, excetuando-se a pele encarnada. A Princesa referida no primeiro livro da saga de Barsoon é a sensual Deja Thoris, importante herdeira dos homens vermelhos cativa dos Tarks, descrita como uma mulher extremamente sensual e invariavelmente usando trajes sumaríssimos ou nada. Em meio à série de contratempos enfrentados após sua captura, a Princesa desenvolve uma certa afinidade com o deslocado John Carter enquanto este ganha importância dentro da sociedade dos homens verdes de quatro braços.





O herói de marte originou novelas de rádio, tiras de jornal, toy figures e várias versões quadrinizadas em editoras como Golden Key, Marvel e DC Comics. As aventuras produzidas pela DC Comics foram publicadas no Brasil pela Ebal nos anos 70. A versão recente está a cargo da Dynamite publishing e tem um character design inspirado nas artes de Frank Frazetta criadas para as capas dos livros, a Marvel ficará encarregada de lançar os quadrinhos inspirados na versão cinematográfica da Disney (prevista para 2012).  Um filme B foi produzido em 2009 apresentando Antonio Sabato Junior no papel principal e a ex-diva do cinema adulto Tracy Lords como a Princesa Deja Thoris. A nova versão é uma superprodução com roteiro de Andrew Stanton (diretor de Wall-E) e Michael Chabon. Taylor Kitsch (o Gambit do filme Wolverine encarna John Carter), Lynn Collins (a Raposa Prateada do filme Wolverine assume o papel de Deja Thoris), Willem Dafoe (dará vida ao guerreiro Tars Tarkas), Polly Walker, James Purefoy estão no elenco.



 Na Saga de Barsoon, John Carter é apresentado como um homem em conflito com o desconhecido, sentindo-se deslocado dentro de sua própria vida, travando uma batalha contínua contra elementos extraordinários enquanto acaba aprendendo a valorizar as diferenças superando seus próprios medos e defeitos. Apesar de ser um clássico, apenas recentemente o primeiro livro da Saga de Barsoon foi lançado no Brasil. A Editora Aleph lançou “Uma Princesa de Marte” onde se pode conhecer melhor as de John Carter e partilhar da aventura, das conspirações e batalhas no texto vigoroso e fluido de Edgar Rice Burroughs. O lançamento dos outros dez livros que compõem a saga certamente dependerão do sucesso comercial deste primeiro tomo.

Mais:

Quadrinhos de John Carter - Dell Comics
Audiobook A Princess of Mars
Edgard Rice Burroughs Site Oficial
Resenha do Filme John Carter entre Dois Mundos
Dejah Thoris; Uma Princesa de Ontem, de Hoje e de Amanhã!
John Carter por Frank Frazzetta







http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2012/03/uma-princesa-de-ontem-de-hoje-e-de.html

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2014/08/beto-foguete-e-os-patrulheiros-do.html