terça-feira, 5 de março de 2013

Quadrinho Brasileiro disponível no mundo digital


Quadrinhos genuinamente brasileiros (me refiro aqueles produzidos e editados no Brasil) são uma raridade, graças a algumas iniciativas corajosas isso tem mudado. O fato é que as bancas de revistas já possuíram títulos brasileiros de diversos gêneros sendo vendidos e distribuídos em pé de igualdade com os "enlatados". Quadrinhos de aventura, terror, eróticos, infantis, ficção científica davam voz e vez a escritores e desenhistas brasileiros produzindo em seu próprio traço, ao invés de seguir tendencia como ocorre com quem trabalha pro mercado norte-americano hoje em dia.



Encontrar os quadrinhos brasileiros dos anos 60 a 80 em sebos ainda é possível, entretanto, mesmo nessas casas especializadas os títulos brazucas estão cada vez mais raros. A internet entra em cena com soluções práticas e objetivas, pois alguns colecionadores disponibilizam seu material escaneado em sites e blogs. Embora existam diferentes linhas editoriais, conceitos e equipes de produção distintas, estes blogs prastam um serviço não apenas aos leitores que querem reler os clássicos de sua infancia, mas a novos leitores que não fazem idéia da dimensão que as revistas brasileiras tinham antigamente em termos de edição e distribuição.



Para conhecer algumas pérolas do quadrinho brazuca selecionamos alguns blogs onde que você pode pesquisar e descobrir porque tanta gente fala com respeito ao mencionar os quadrinhos brasileiros dos anos 60 a 80:


http://www.hqpoint.blogspot.com.br/
http://quadrinhosantigos.blogspot.com.br/
http://projetografipar.blogspot.com.br/
http://bancadosgibisbrazucas.blogspot.com.br/
http://portaldogibinostalgia.blogspot.com.br/
http://www.nostalgiadoterror.com/
http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/