Em 29 de outubro de 2021 (véspera do centenário de Rubens de Azevedo) foi anunciado que o asteroide 84342, descoberto por Charles Juels e pelo brasileiro Paulo Holvorcem em 2002, foi nomeado oficialmente como (84342) Rubensdeazevedo. O planetário do Centro Cultural Dragão do Mar (um dos agradáveis pontos turísticos da capital do Ceará) foi denominado, desde sua criação como Planetário Rubens de Azevedo. A esta altura, caso não conheça a história, você poderia se perguntar o porquê tantas homenagens. Calma, a resposta está a seguir.
Em 1938 Rubens de Azevedo desenhou o primeiro mapa brasileiro da Lua, em 1947 criou a primeira associação amadora de astronomia do Brasil, em 1948 fundou o primeiro Observatório Popular do país, em São Paulo fundou a Sociedade Brasileira de Selenografia. Descobriu um Vale na Lua, posteriormente confirmado por astrônomos chilenos e também um fenômeno Lunar Transitório na Cratera Aristarco, confirmado pelo astronauta Edwin Aldrin quando em órbita lunar.
No estado de São Paulo, foi professor de Selenografia na Escola Municipal de Astrofísica, professor assistente de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba e na Universidade Estadual do Ceará, professor de Geografia Astronômica. Fundou o Observatório Astronômico da Paraíba e participou durante seis anos como membro ativo do Lunar International Observers Network, criado pela Nasa para assessorar as missões Apolo.
É notório que alguns cientistas se iniciaram na carreira após terem a curiosidade científica atiçada pela Ficção (seja por meio de novelas de rádio, livros, filmes ou quadrinhos), Rubens quando jovem não apenas nutriu apreço por variada literatura, mas dedicou-se também a produzi-la. Entre suas obras estão livros sobre astronomia, desenho e símbolos nacionais.
Para os fãs de quadrinhos, o trabalho de Rubens Azevedo continua sendo uma preciosidade quase arqueológica, já que não existem reimpressões de seus trabalhos nessa área. Notadamente:
-A Tira de humor SACHA, O DETETIVE PARTICULAR (1937)
-A Tira
tablóide de aventura e Ficção Científica: UMA VIAGEM A SATURNO (1941) publicada inicialmente de modo serializado no suplemento infantil do jornal O ESTADO. O material foi compilado posteriormente com patrocínio da casa Brasil & Matos Ltda - comestíveis e bebidas nacionaes e estrangeiras.
-Adaptação para quadrinhos: As Aventuras de Simbad o Marujo
-Tira de humor: Na Vila da Caixa Prego
-HQ de aventura
sci-fi: PRISIONEIROS DE HYPERION (1961)
LINKS:
Sasha, o Detetive (em Tiras Memory)
Uma Viagem a Saturno (Tiras Memory)
Rubens de Azevedo homenageado com nome num Asteróide (Olhar Digital)