Por JJ Marreiro

Uma História em Quadrinhos começa com uma idéia, um elemento motivador. Em conversas com os roteiristas da equipe MSP, o Editor Sidney Gusman, responsável pelo planejamento e novos produtos editoriais da empresa imaginava fazer uma homenagem aos 50 anos de carreira do cartunista Maurício de Sousa. Ao invés de seguir o caminho tradicional, que seriam edições comemorativas com republicações ou especiais produzidos pelos artistas da casa, Sidney convidou artistas de diversos traços e estilos para que com sua própria linguagem fizessem HQs em homenagem ao cinqüentenário. Maurício aprovou a idéia de imediato e demonstrou um grande entusiasmo durante todo o processo de edição. O sucesso foi tamanho e a resposta tão positiva que logo foi engatilhada uma segunda edição.


Logo se estabeleceu uma expectativa sobre quem seriam os convocados desta segunda seleção de artistas. Os nomes foram revelados via Twitter causando um furor no fandom, pois até então apenas os artistas, Sidney e Maurício sabiam quem eram os convocados.



Conheci o Professor Ivan Carlo, que todos no meio dos quadrinhos conhecem por seu codinome Gian Danton, quando de uma visita dele de férias à minha cidade, Fortaleza. Na época eu trabalhava junto com Daniel Brandão nos cursos de Quadrinhos e Mangá. Estávamos no estúdio quando de repente o escritor-editor da celebrada revista Manticore toca a campainha. Ao chegar na cidade e visitar praias, pontos turísticos, shoppings, esses programas familiares, Gian parece ter sido acometido de uma curiosidade repentina: “onde está o pessoal dos quadrinhos daqui?”. Ele fuçou, pesquisou e encontrou o Estúdio do Daniel. Daí até se iniciarem as parcerias com os novos amigos do Ceará foi um pulo.



Fico feliz de ter desenvolvido algumas coisas ao lado de Gian que é um dos mais talentosos escritores de quadrinhos do Brasil…e obviamente ele não escreve apenas quadrinhos. Criamos alguns projetos em conjunto alguns deles ainda a caminho de ver a luz, a exemplo da tira O Camaleão, outros já devidamente iluminados como Os Problemas de Carlinhos, onde faço apenas o desenho.



No segundo álbum da série MSP, Sidney Gusman pensou em explorar melhor uma parte do que foi vislumbrado na primeira edição: o universo dos personagens de Maurício sob a ótica de outros artistas. Como Mozart Couto, Adriana Melo, Roger Cruz, interpretariam os personagens da turma. Que personagens eles gostariam de desenhar.


Com base nisso Gian e eu fomos convidados a trabalhar novamente em conjunto, desta vez sob a batuta do Maestro Gusman que regia a “sonoridade” afinada de mais 50 desenhistas sortudos. Minha alegria foi dupla ou tripla, pois trabalhar com amigos num projeto tão importante era muito mais do que eu poderia esperar.

Star Trek, Perry Rhodan, Dr. Who, Planet Comics, Strange Worlds, Flash Gordon, Buck Rogers já foram citados por mim inúmeras vezes nas matérias e divulgações relacionadas a esta produção, mas o fato é que, estes universos ficcionais encontraram morada fácil na minha memória e do Gian Danton.


O resultado dessa salada de influencias foi um Astronauta cujos elementos remontam a uma ficção científica retrô ou vintage. Após algumas tentativas iniciais, após o drama do peso da camisa, desvencilhamo-nos das complicações e saímos da experiência com um quadrinho que resulta da fusão de visões e possibilidades próprias de nossa ótica, mas que, creio eu, manteve-se fiel também à raiz plantada pelo Maurício quando da criação do personagem.



Aproveito para agradecer a todos que colaboraram direta ou indiretamente com minha participação nesse projeto Sidney, Maurício e Gian. Fernando, Allan e Walber com quem sempre converso sobre Ficção Científica e idéias malucas; Prof. Jesuíno um mestre e conseglieri;  a minha família que faz parte de um outro tipo de making of…o da vida. E como não pode faltar um agradecimento de ordem espiritual, à energia que permeia todos os seres vivos do universo.