segunda-feira, 13 de julho de 2015

HCuma? HWhat? HQuê?


Produzir arte em lugar nenhum do mundo é tarefa fácil: requer uma paciência especial, dedicação, tempo. Com a velocidade da informação cada vez mais rápida, com a pressa e a urgência do mundo digital, com as pessoas cada vez mais nervosas e o mundo cada dia mais violento, deter-se a produzir arte é um ato heróico. E é deste ato heróico de um grupo de artistas de Araraquara que nasceu a revista HQuê?

Os três primeiros números da revista possuem características muito próprias do underground: a liberdade temática, a variedade de traços, estilos, a multiplicidade de temas, o experimentalismo. Alguns temas inclusive muito pertinentes como a crítica política e social.



Enquanto alguns autores da revista mostram textos e artes mais maduros é possível ver o potencial crescente de colaboradores mais jovens e inexperientes, todos porém partilhando o desejo de fazer quadrinhos. E eles estão no caminho correto pois a melhor maneira de aprender a fazer algo é fazendo.  A cada edição a equipe de produção tem demonstrado evolução de texto e traço. Alguns detalhes editoriais como expediente, endereço para contato e minibiografia dos artistas viriam bem a calhar nas próximas edições. 

A Revista que surgiu de uma Oficina de HQ autoral ministrada pelo Quadrinista Luciano Salles chega à terceira edição, com qualidade crescente, mostrando que essa turma tem muito fôlego para desbravar esse grande oceano dos quadrinhos seja com maré alta ou baixa, estando ou não para peixe.


HQuê? Volume 1: Abimael Martins, Carlos Marques, Celso Ludgero, Eder dos Santos, Jackie Franco, Julia Moraes Truchlaeff, Kadi, Marcelo Caraciolo Tucci, Maurício Salazar, Piu Franco, Ricardo Lucchiari, Rodrigo Romão, Rubens Baquião, Thiago Alencar, Vinil, Vitor Deivid, Zamo. Editorial por: Daniel Lopes (Editor de Quadrinhos e apresentador do programa Pipoca e Nanquim)

HQuê? Volume 2: Abimael Martins, Amanda Onishi , Caio Delfini, Carlos Marques, Celso Lugero, Eder dos Santos, Gustavo Cerni, Marcelo Tucci, Rubens Baquião, Raquel Franco, Kadi, Thaís de Campos, Vitor Deivid, Zarmo. Posfácio: Luciano Salles (Quadrinhista).

HQuê? Volume 3: Abimael Martins, Amanda Onishi , Carlos Marques, Celso Lugero, Eder dos Santos, GAbe, GAlu, Marcelo Caraciolo Tucci, Ricardo Lucchiari, Rubens Baquião, Sergio Bazanella, Zamo. Editorial por: Gustavo Vicola (Revista Mundo dos Super-Heróis); Posfácio: Edgar Franco (Artista Transmídia, Pós-Doutor em Arte e Tecnociência pela UNB).

Grupo HQuê - Contato:
artedoeder@gmail.com
Eder dos Santos
AV. Antônio Bento Chiossi, 560 - Jardim Cambuy
CEP 14805-425 - Araraquara/SP





Nenhum comentário:

Postar um comentário