sábado, 7 de novembro de 2015

JORNADA de volta à TV!



Com o sucesso dos filmes produzidos por JJ Abrams, Jornada nas Estrelas voltou à crista da onda. A última Trek série na TV, Enterprise, encerrou em 2005. De lá para cá, fora alguns boatos criativos, não houve nenhuma menção de uma nova Trek série. Em 2009, Jornada voltou aos cinemas numa proposta criativa e moderna capitaneada pelo Produtor e Diretor JJ Abrams. O filme (Star Trek 2009) estabeleceu uma nova linha temporal (apelidada pelos fãs de Abramsverse) e de acordo com ela, apenas os eventos vistos em Enterprise (2001/2005) são cânone. Em 2013 veio o segundo filme fazendo referência a Ira de Khan (1982) e em 2016 estreará Star Trek Beyond. O Abramsverse é um prato cheio para o cinema: atores e atrizes jovens cheios de sex appeal para agradar garotinhas e garotões, tragédia, intrigas, ciuminhos e invejinhas, cenários brilhantes, design arrojado, muita ação, muito drama e roteiros envolventes e inteligentes, não se pode negar.

Desde a estréia do filme de 2009 que eu conjecturo entre amigos (e em bate-papos e palestras) um retorno de Jornada à TV. Sejamos lógicos: a série nasceu na TV. Tornou-se uma referencia mundial em termos de série,  de Ficção Científica e de mobilização de fãs. Algo semelhante ocorre com Ultraman (no Japão), Doctor WHO (na Inglaterra) que em seus países são praticamente "patrimônios culturais". Jornada nas Estrelas, uma franquia com fãs no planeta inteiro é uma marca rentável e está distribuída em milhares de produtos que vão de livros e blue-rays a cortadores de pizza, abridores de lata e action figures.

Enquanto a maioria dos trekkers de meu convívio acreditavam que Jornada só voltaria à TV depois dos filmes do Abramsverse perderem audiência, minha opinião e torcida divergiam da maioria. A crença é que demoraria alguns bons 6 a 10 anos até a série criada por Gene Roddenberry voltar às televisões do mundo. Voltando à lógica Spockiana: Star Trek é uma franquia administrada por produtores que tem como objetivo ganhar dinheiro. Assim seria mera consequencia pensar que eles deveriam aproveitar o frisson estabelecido pelo Abramsverse para faturar com uma nova série de TV.

Em novembro de 2015 foi anunciada uma nova Trek série a estrear em Janeiro de 2017. Com isso começam a surgir especulações e os primeiros sinais de amor e ódio, antes mesmo da divulgação de qualquer imagem, sinopse ou atores. Mas isto é um retrato de nossos tempos e este fator tem sido muito utilizado pelos departamentos de marketing para conseguir mídia espontânea.


Vamos agora a uma série de pensamentos e especulações (lógicas ou não) sobre esta nova Trek série:








-Atores de cinema possuem um nível de cachê que uma produção televisiva não comporta. Então
pare de sonhar com o elenco dos filmes de Abrams numa série de TV. Possivelmente vão contratar atores novos, lançar alguns novos talentos cujos rostos serão associados inicialmente aos personagens que vão interpretar nesta série. Isto será uma oportunidade de ouro para uma equipe de maravilhosos sortudos.

-Convidados e participações especiais. Para garantir um certo nível de familiaridade — e para arrebanhar civis (não trekkers) para a audiência, algum ator razoavelmente conhecido da TV deve ser contratado. Posso até chutar que vão acabar chamando algum ator que já passou por CSI, NCIS, Lost, Fringe ou algo do tipo Last Ship. Em algum momento atores de outras produções da franquia devem fazer participações especiais, isto é uma aposta segura. Basta lembrar das aparições de Deforest Kelley, Jemes Dohan, Leonard Nimoy e William Shatner em aventuras da Nova Geração.








-A probabilidade da série se passar no Abramsverse é grande. Seria muito ousado imaginar a possibilidade de ver a tripulação de Picard nessa realidade? Não se sabe. Entretanto, como o produtor é Alex Kurtzman (co escritor dos dois primeiros filmes do Abramsverse) seria uma grande surpresa se a série se passasse no Universo Prime (universo da série original e cuja linha cronológica engloba 703 episódios, 10 filmes e, para alguns, mais 22 episódios animados).














-Nova série, novos recursos. É possível inferir que os novos episódios sejam escritos pensando no novo público de séries, com mais ganchos, mais romances (e intrigas), uma trama central unindo todos os episódios, mesmo que existam aventuras auto-contidas. Os produtores devem manter os elementos que deram certo nas séries anteriores e adicionar novos recursos e temas. Como temos visto em outras Trek séries metáforas com a situação política e social do nosso mundo, elementos de ficção mais séria e filosofia não devem ficar fora da estrutura do programa.

A série (produzida em comemoração aos 50 anos da série original) será distribuída inicialmente pelo serviço de streaming da CBS e posteriormente pela CBS Studios International. A estreia está agendada para janeiro de 2017 e para muita gente, a contagem regressiva começou, alguns esperando ver uma nova tripulação indo audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve outros apenas torcendo para que não manchem o legado.

Enquanto não chega a nova Trek Série veja novas aventuras com a estética da Série Clássica em produções de fãs que amam e respeitam a tradição do Grande Pássaro da Galáxia:

- Star Trek New Voyages


- Star Trek Continues

- Prelude to Axanar

- Axanar (Vulcan scene)



http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2015/11/jornada-nas-estrelas-resumo-da-opera.html

5 comentários:

  1. Na expectativa! Por enquanto, assistindo todos os seriados em desenho da Star Wars... Estou na season 02 de 2009-2010 Rise of the Bount Hubners (22 Capítulos) e partindo para Secrets Revealed (2010 - 2011)... Star Wars tem muita coisa que o desenho revela que não pode constar dos filmes e assim, espero na Jornada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breve materia especial sobre Guerra nas EStrelas aqui no Laboratório ! COm participações especialíssimas!

      Excluir
  2. Concordo com quase tudo Marreiro, vamos torcer para sair coisa boa (apesar de provavelmente rolar mesmo no Abramsverse - Eca !). Abraço !

    ResponderExcluir