sábado, 7 de novembro de 2015

Jornada nas Estrelas - Resumo da Ópera



Jornada nas Estrelas (Star Trek) é uma série de TV criada em 1965 e exibida inicialmente entre 1966 e 1968 em três temporadas. Os episódios narravam as viagens da nave estelar USS Enterprise, sob comando do Capitão James Tiberius Kirk, auxiliado pelo imediato e oficial de ciências Spock Grayson — quer dizer que você não sabia o sobrenome humano do Sr. Spock?! Tudo bem. O mais importante é que Jornada nas Estrelas (criada pelo produtor Gene Roddenberry) era uma série que propunha um futuro otimista para a humanidade e cada episódio explorava um tema ou levantava discussões filosóficas sobre a sociedade, política, história e sobre a alma humana.

Após resolver os problemas do planeta, o homem parte para o espaço motivado pela curiosidade científica. Nesse contexto nasce a Frota Estelar que tem por missão pesquisar novos mundos e novas civilizações e serve à Federação dos Planetas Unidos, uma instituição multi-planetária que reúne planetas que já conseguiram desenvolver a viagem de dobra, um sistema de propulsão que permite viajar à velocidade da luz. A série Enterprise (2001/2005) mostra a gênese da Frota Estelar e a fundação da Federação dos Planetas Unidos enquanto narra as viagens do Capitão Jonathan Archer (Scott Bakula de Quantum Leap e NCIS New Orleans) e sua tripulação à bordo da Enterprise NX-01.

Jornada nas Estrelas- A Nova Geração (1987/1994) foi produzida quase 20 anos após o cancelamento da série original. As aventuras mostram uma nova Entreprise e uma nova tripulação 95 anos após os acontecimentos vistos na série clássica. A mitologia da série foi expandida, novos povos e civilizações, novos desafios e novos inimigos surgiram, mas os temas e a profundidade mostrada anteriormente em Jornada continuou.

Deep Space Nine (1993/1999) foi exibida no Brasil como Jornada nas Estrelas - A Nova Missão e desta vez os episódios eram centrados numa estação espacial na fronteira mais distante da galáxia, uma rota cheia de perigos e conflitos iminentes.

Voyager (1995/2001) mostra uma nave perdida no espaço a 70.000 anos-luz do espaço da Federação exposta a perigos e desafios que nenhuma nave da Frota Estelar jamais enfrentou.

Em comum as séries de Jornada nas Estrelas mantem o tom de ficção-científica hard, mais sério e filosófico, especulando como o homem lidará com os problemas do amanhã, e como lidará com seus desafios e medos interiores ante o desconhecido. Gene Roddenberry, ex-piloto militar e ex-policial começou uma carreira de roteirista ainda quando era policial. Escreveu episódios para séries de western e policiais até tornar-se produtor para levar adiante o tipo de histórias que gostaria de contar. O grande desafio que enfrentou foi o ceticismo dos produtores de TV da época, que não acreditavam que uma série com senso crítico tão apurado tivesse chance de êxito. Hoje 703 episódios em 5 séries live-action (até agora, nov/2015) e mais 22 episódios de uma série de animação a história mostrou quem estava com a razão.

A título de informação o Laboratório Espacial apresenta abaixo um infográfico com alguns dados interessantes sobre Jornada nas Estrelas.







Mais:
Videocast Fora de Órbita (Fernando Lima & JJ Marreiro falam de Star Trek)
Trek Brasilis - A fonte de Jornada nas EStrelas em Português
Star Trek New Voyages - Fanfilmes fiéis à série original
Star Trek Continues - Fanfilmes cuja estética e roteiros remetem à TOS.

Prelude to Axanar (legendas disponíveis na barra do youtube)

3 comentários:

  1. Bacana o artigo parabéns, só uma ressalva: TOS = The Original Series. Expectativa deliciosa. Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que mancada a minha. Obrigado, Sherlock vou corrigir! O bom dos blogs é isso, com a colaboração das pessoas as postagem podem ser aprimoradas.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir