domingo, 20 de agosto de 2017

TEX: EM PONTO DE BALA!






















Esta matéria foi readaptada à partir da versão anterior publicada inicialmente no site armagem.com.

“Eu sempre tentei recriar nas histórias de Tex, a atmosfera real do Oeste Selvagem, onde, infelizmente, os homens justos eram forçados pelas circunstâncias a usar o velho 'Juiz Colt’ para reprimir abusos e as violências praticadas por elementos inescrupulosos.” Assim Gianluigi Bonelli definia o heroico personagem que criou em conjunto com Aurélio Galleppini.























Gian Luigi Bonelli (Giovani Luigi Bonelli também conhecido como Gianluigi Bonelli ou G. L. Bonelli) era um escritor ativo além de um atleta de muitas habilidades, fato que tornava natural a associação entre a sua imagem a de seus personagens. Boxeador, velejador, nadador, definitivamente um homem de ação.

Associado a seu amigo Aurélio Galleppini (também conhecido como Galep), Gianluigi criou dois personagens para revistas distintas, a primeira revista tinha formato grande e tratamento especial, o personagem, um herói de “capa e espada”: O Olho Sombrio; A outra revista tinha o formato de uma tira horizontal e apresentava um cowboy chamado Tex Willer. As revistas eram um trabalho para a Editora Audace, sob coordenação de Tea Bonelli (ex-esposa de Gianluigi). O Olho Sombrio (Occhio Cupo) era considerado carro-chefe de uma nova era na Editora Audace, que até então trabalhava com republicações de HQs antigas, Tex era considerado um empreendimento paralelo, sem muita atenção, já que muitos westerns eram publicados na época.

Galep, fã de Alex Raymond e Hal Foster, já era famoso por seu trabalho de época e trazia para o Olho Sombrio, sem medo, todas as suas influencias e um nível de rebuscamento ímpar. Durante o dia inteiro seu tempo era dedicado às esmeradas páginas do herói esgrimista. Ao fim do dia, até noite alta, Galleppini materializava, em traços rápidos, descompromissadas aventuras de cowboy.

Era uma época áurea para os quadrinhos também na Itália, a produção devia ser intensa para dar vazão à necessidade dos leitores que frequentavam ansiosamente as bancas procurando quadrinhos. A resposta do público provou que as apostas estavam na direção errada e logo Tex Willer mostrou-se mais forte e mais presente no gosto dos leitores. O Olho Sombrio foi publicado por aproximadamente 6 edições enquanto Tex já é publicado com sucesso a mais de 60 anos, transcendendo inclusive muitas barreiras geográficas e culturais. De fato Tex é um personagem multi-cultural, pois trata-se de um cowboy Norte-americano, criado na Itália que é um fenômeno editorial no Brasil.

Tex possui cerca 10 revistas sendo editadas no Brasil: Tex, Tex Coleção, Tex Edição Histórica, Almanaque Tex, Tex Ouro, Os Grandes Clássicos de Tex, Tex Gigante, Tex Anual, Tex Especial de Férias, Tex Minisséries, TEX edição colorida além de edições especiais, volumes encadernados e edições comemorativas.

Algumas curiosidades sobre TEX:
– Inicialmente deveria se chamar Tex Killer, mas os editores mudaram para Willer, por ser menos agressivo.
– A Rio Gráfica foi a primeira a publicar Tex no Brasil e na época era chamado Texas Kid.
– Em suas aventuras Tex encontrou vários personagens famosos da história do Oeste, entre eles: Búfalo Bill, Cel. Custer, o Presidente dos Estados Unidos Ulisses Grant, Cochise (famoso chefes dos Apaches Chiricahuas). O parceiro de Tex, Kit Carson, foi inspirado num personagem histórico que também protagonizou muitos folhetins, filmes e quadrinhos na ficção.
– As primeiras 400 capas foram todas assinadas por Galep. Apenas uma não foi realmente desenhada por ele, mas por Luiggi Corteggi, que era responsável pelos ajustes na arte e eventuais correções.
– Em 1996, em comemoração aos 100 anos de quadrinhos na Itália foi lançado um selo oficial dos correios italianos com a estampa de Tex.
– No episódio “Homens e Feras”, Ken Parker testemunha Tex, Kit Carson, Kit Willer e Jack Tigre em ação.


Mais informações sobre Tex você encontra em Texbr e em Tex Willer Blog.

Link para a versão original desta matéria também redigida por JJ Marreiro no armagem.com
Biografia de Gian Luigi Bonelli (wikipedia)
Biografia de Gian Luigi Bonelli (Guia dos Quadrinhos)
Biografia de Galep (wikipedia)
Biografia de Galep (uBC fumetti)
Tex Willer (wikipedia)

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2017/06/uma-breve-historia-de-quadrinhos-velho.html










http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2017/12/galep-100-anos-do-criador-grafico-de-tex.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário