quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Um Quadrinho ALÉM DAS FRENTES

 

As grandes obras artísticas parecem possuir o poder, não apenas de encantar o público de sua linguagem primeira, mas de migrar para outras formas, formatos e linguagens. Deste modo, uma arte interage com outra, uma emoção se mescla com outra e o resultado acaba indo além das frentes e dos versos que lhes geraram. E foi exatamente isto que aconteceu com o belíssimo Long Play de Eugênio Leandro, lançado em 1986.

O LP é um item pouco conhecido da geração mp3. Ele permitia a gravação execução de 30 minutos de música em cada lado, diferente do formato anterior que possibilitava apenas 4 minutos de audição por lado. Daí o termo Long Play. Numa tradução livre, eu o chamaria de Longa Toada. Os LPs eram chamados de Álbum, por seu formato grande, com fotos, imagens bem trabalhadas. Agora veja só: Curiosamente, nas histórias em quadrinhos um dos formatos mais elegantes que temos também se chama: Álbum. Então, esta matéria é sobre um belo Álbum Musical que ganhou uma nova vida sob o formato de um Álbum em Quadrinhos.


Na gênese deste lançamento está o pesquisador, historiador e músico, Alemberg Quindins, que após ter contato com o livro ‘13 Graphic Interpretations of Bob Dylan's Songs’ lembrou do importante trabalho de Eugênio Leandro e logo encarregou o experiente cartunista e editor Klévisson Viana para encabeçar a publicação com um foco na produção regional. Por se tratar de um dos primeiros LPs independentes do cenário musical cearense, o álbum de estreia de Eugênio Leandro possui uma unidade e uma liberdade de expressão artística que talvez não fosse possível dentro do cenário da música comercial.

O trabalho de edição implica em algumas idas e vindas, Jazzísticas, de aprovações de leiautes, cores, mudanças, ajustes, checagens e rechecagens, tão naturais no meio editorial, até a batida do martelo para o fechamento final. O resultado será visto pelo público durante a I Mostra SESC-HQ Pacoti (14 a 16 out/2022). Um evento internacional sediado em Pacoti-CE, uma belíssima cidade serrana a cerca de 100km da capital Fortaleza.

O Álbum de Quadrinhos ALÉM DAS FRENTES editado por Klévisson Viana (com patrocínio do SESC) tem artes de: Carfil, Cayman Moreira, Daniel Brandão, Débora Santos, Raquel Silva, Itamar Nunes, JJ Marreiro, Kazane, Klévisson Viana, Weaver Lima. As canções que viraram quadrinhos foram compostas por Antônio Tadeu, Eugênio Leandro, Oswald Barroso e Rosemberg Cariry.

 


O convívio com mestres da cultura popular estimulou a entrada de Eugênio Leandro para o mundo da arte e da cultura, onde manifestou-se por meio da música, da literatura, do artesanato e do teatro.

Graduar-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará não o impediu de tornar-se um importante Produtor Cultural, Compositor e Escritor.

Alguns de seus trabalhos musicais são os álbuns:

- Além das Frentes, 1986;

- Catavento, 1990;

- A Cor Mais Bonita, 1995;

- Castelo Encantado, 2001,

- À Hora dos Magos, Instrumental, 2007;

- Escrito nas Jangadas, 2016;

- Antologia Cantorias e Cantadores, com Renato Teixeira, Xangai e Cida Moreira (gravadora Kuarup);

Produziu/Co-produziu os trabalhos:

- CDs Mosaico e Nonato Toca Beatles, do violonista Nonato Luiz.

- O Peixe, de Abidoral Jamacaru; Tempo, Trabalho e Cotidiano, antologia da música cearense, CUT Ce;

-Compositores e Intérpretes Cearenses, antologia cooperativada; Amigos e Canções de Abidoral Jamacaru, 2014.

Em algumas de suas apresentações contou com as parcerias de Patativa do Assaré, Belchior, Elomar, Chico César, Paulinho Pedra Azul, Xangai, Ednardo, Moraes Moreira e João Nogueira (para evitar uma lista muito extensa). EUA, Alemanha, França e Portugal foram alguns dos países que receberam shows de Eugênio Leandro.

Ajudou a fundar o Grupo Siriará de Literatura, com larga atuação no Estado, ao lado de Rogaciano Leite Filho, Airton Monte, Oswald Barroso, Rosemberg Cariry, Geraldo Markan, Batista de Lima, dentre outros, 1981;

A arte de Eugênio Leandrou migrou da literatura para o cinema com seu conto “Águas de Romanza”, adaptado para curta-metragem, por Patrícia Baía e Gláucia Soares;

Outros voos literários incluem: Rei Piau, contos, alternativo, (85); Cego Oliveira, O Mestre Rabequeiro, 2001, Ed Demócrito Rocha; O Livro Passarinho, infantil, ed IMEPH, 2004; A Noite do Manequins, Contos, Prêmio Moreira Campos, SECULT, 2011; As Moradoras do Céu, infantil, 2014.

Um dos primeiros registros de canções indígenas do Ceará, teve produção de Eugênio Leandro, no CD Quem Deu Esse Nó?, ONG Visão Mundial, Caucaia, Ce., 2004;

A Arte dinâmica e ativa de Eugênio Leandro chega aos quadrinhos em 2022, no Álbum de Quadrinhos Além das Frentes, editado por Klévisson Viana.

 

A Mostra SESC-HQ Pacoti ocorre de 14 a 16 de outubro (2022) na cidade de Pacoti-CE , cerca de 100km de Fortaleza. O evento receberá convidados do Brasil e exterior e contará com apresentações musicais, teatrais, palestras, exposições e Oficinas de Quadrinhos entre outras atrações. 

Maiores Informações: SESC no instagram ou clique AQUI pra conferir a programação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário