sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

QUANDO A TIRA ENCONTRA A BIBLIOTECA


 

Neste dezembro de 2023 tive a alegria de visitar duas bibliotecas encantadoras, como aliás devem ser as bibliotecas, centros de preservação do saber (que priorizam o ser ao invés do ter). Uma dessas Bibliotecas foi a Biblioteca Cristina Poeta, gerida pela Profa. Poliana Santos, auxiliada pela Supervisora Administrativa Cinthia Kalinne. 


 

A Oficina de Narrativas Gráficas que levei para a Biblioteca (oportunizada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza) teve foco no uso comunicativo da Tira de Quadrinhos. Para a turma de 15 a 22 anos que acompanhou a atividade foi proposta a construção de uma tira sobre "mercado de trabalho e situações relacionadas à função de auxiliar administrativo".


 

Cristina Poeta, poetisa e líder comunitária (1974-2017). Com suas poesias, Cristina sempre esteve na luta por melhorias para a região do Bom Jardim, aberta ao diálogo nas áreas da cultura, saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

 


Biblioteca Cristina Poeta

Dias de funcionamento: De segunda a sexta-feira

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Endereço: Rua Raimundo Ribeiro, 580

Bairro Autran Nunes, Fortaleza-CE

Telefone: (85) 3452.3891

Acesso: Gratuito

 

 

As Bibliotecas são lugares mágicos que tem o potencial de ampliar o mundo de cada um. A iniciativa de trazer para seus ambientes Teatro, Quadrinhos, Música, Cinema etc oportuniza vivências que são sobretudo humanizantes. Agora imagine o imenso potencial transformador de tudo isso para a Formação Infantil. Este foi o cenário que encontrei no bairro Conjunto Ceará, onde fica localizada a Biblioteca Herbênia Gurgel (gerida pela Psicopedagoga Lysannia Lima) no dia 19 de dezembro (2023) para onde levei minha Oficina de Tiras. O contato com a galerinha dos 7 aos 12 anos teve espaço para entender as Tiras, suas etapas de produção, dicas de desenho, curiosidades sobre quadrinhos e mangás. 


Se por um lado a Educação e a Cultura precisam ser respeitadas e preservadas, por outro, precisam ser vivenciadas. Se seu bairro, sua escola, sua universidade possui uma Biblioteca, faça sua parte, visite, investigue, de repente você pode acabar descobrindo que por meio dos Livros o mundo que você conhece pode se tornar muito, mas muito maior.


 

Herbênia Gurgel (1957-2017), Acopiara-CE, foi bibliotecária, pesquisadora, Diretora da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Presidente do Conselho de Biblioteconomia do Ceará e grande incentivadora da Ciência, Arte e Cultura.

 

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel


Dias de funcionamento: De segunda a sexta-feira

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Endereço: R. 541 E, número 25,

2ª etapa, Conj. Ceará II, Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3259.43.70

Acesso: Gratuito

 

 

 

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário