terça-feira, 30 de maio de 2017

Dicas para montar e apresentar um Portfólio !











Existem milhares de dúvidas que passam pela cabeça de quem está começando a desenhar e algumas dessas dúvidas podem ser sanadas num simples bate-papo com Editores, Artistas ou Agentes, enfim com pessoas que atuam na área e possuem alguma experiência.

Com a proliferação de eventos de quadrinhos e cultura pop ficou mais fácil encontrar pessoalmente profissionais de diversas áreas: dubladores, escultores, game designers, desenhistas, editores. No que diz respeito ao desenho, um portfólio apresentável abre possibilidades diversas de aprendizado e até de direcionamento profissional. Pensando nisso, que tal algumas dicas de como apresentar um portfólio? Lembre! São dicas e não Dogmas!



— Apresente seu material de maneira organizada e limpa, de preferência numa pasta ou tablet e notebook (caso seu portfólio esteja montado em versão digital); Aliás , mesmo que possua um portfólio digital levar junto uma versão impressa do portfólio é uma medida inteligente. Computadores são equipamentos imprevisíveis e embora possuam recursos encantadores como sons, animações e gráficos eles não superam a segurança e a tradição de um portfólio impresso; Se puder leve sempre as duas versões;

— Caso o ambiente da apresentação seja orientado para portfólios digitais leve seu material numa apresentação tipo powerpoint ou prezzi (sempre com mais de uma versão para evitar imprevistos, se puder leve cópia extra em CD, DVD ou pendrives, as vezes o acesso a web desaparece nos momentos mais críticos—coisas do Brasil); Ao elaborar apresentações não inclua textos, apenas imagens e tópicos;

— Você vai apresentar seu trabalho com a intenção de ouvir críticas (construtivas), então: ouça. Não fique justificando seus erros e explicando seus desenhos. Sua arte precisa falar por você. Escute as críticas com paciência e tente aproveitar a experiência ao máximo;


— Coloque seus melhores trabalhos no começo da pasta, de 5 a 10 artes está ok. É possível que o avaliador não tenha tempo de ver todo seu material, assim já terá visto seu melhor. Nada de deixar o melhor para o final, o que estiver no final provavelmente nem será visto;

— Alguns editores pedem para o artista mostrar apenas artes relacionadas ao que ele almeja fazer: Quadrinhos, Capas, Ilustrações. Se você já sabe o que quer siga essa dica;


— Caso você está iniciando e ainda não descobriu qual seu maior interesse na área do desenho, diversifique sua amostra. Coloque um pouco de cada coisa e peça dicas de direcionamento;


— Tenha em mente que existem tarefas específicas na área dos quadrinhos: desenho, arte-final, cor, letreiramento. Por uma questão mercadológica, que tem a ver com prazos, normalmente o profissional recebe trabalho em alguma dessas áreas; Por outro lado há editores que procuram artistas completos, ou seja com desenvoltura em todas as fases de produção. Tente entender que tipo de Editor está avaliando você.


— Boa parte dos Editores avaliam portfólios com critérios específicos, buscando um tipo de arte específica tendo em mente sua própria linha editorial. Um Agente ou um Artista quando avalia um portfólio tem a possibilidade de ir além, pois pode indicar diversas finalidades e diversos caminhos a serem seguidos. Um editor de quadrinho infantil aceitará melhor artistas desta linha de trabalho, assim como os editores de material adulto, etc. Um Agente ou um Artista tem a possibilidade de ajudá-lo a fazer uma triagem e descobrir a quais linhas editoriais seu traço se enquadra. É óbvio que alguns (poucos) Editores também fazem isto e, por isso, estes normalmente estes são Editores com "E" maiúsculo.



—Se você possuir alguma amostra impressa de seu trabalho (um artbook, uma revista independente ou alguma publicação com vários trabalhos seus ou mesmo seu portfólio impresso e encadernado) leve para presentear o editor. Não adianta enviar links que não tenham sido requisitados pelo Editor e não adianta entregar pendrives ou DVDs com portfólio, por incrível que pareça um livreto impresso causa mais impacto que qualquer outra dessas opções.

Para encerrar: seja educado, não interrompa a fala do editor para se justificar, ouça e tente aprender o máximo com a experiência da avaliação. Em outro momento faça um checklist das dicas, avalie quais fazem sentido para você e vá melhorando uma a uma. Lembre-se o aprendizado é um esforço constante. Os grandes Mestres dos Quadrinhos só são Mestres porque nunca cansaram de aprender e se aprimorar.



Mais:
JJ Marreiro: Profile e Portfólio online
JJ Marreiro no Deviantart
JJ Marreiro Tumblr
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/02/tiras-tamanhos-e-proporcoes.html 

  http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/02/sobre-tiras.html

http://laboratorioespacial.blogspot.com/2017/05/jack-kirby-100-anos.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário