quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

JJ Marreiro no Estande da Caixa Cultural (SANA FEST 2017)












Pode-se dizer que os primeiros registros históricos da caricatura são os estudos de Leonardo Da Vinci de 1490, sobre fisionomia, o termo Caricatura, no entanto, surgiu em 1646 para nomear a arte satírica  de Agostino Carracci. Caricatura vem do termo italiano "caricare", em português: carregar, por carga, exagerar. Deste modo fica fácil entender por que os desenhos de caricatura possuem traços exagerados. Para mim, não no papel de teórico, mas de artista, uma caricatura é uma transformação da pessoa em desenho — seja com um tratamento mais cartunizado, mais anatômico ou influenciado pelo mangá. Assim, a caricatura usada ou não para o humor possui múltiplas funções e uma das mais agradáveis para os artistas é ver a alegria das pessoas quando se veem transformadas em desenho.  

Foi essa alegria que vi no Estande da Caixa Cultural Fortaleza durante os três dias de SANA FEST 2017. A equipe coordenada por Joana Feitosa (da Produtora In.Promo) fez do Estande da Caixa Cultural Fortaleza um dos mais badalados e movimentados do evento. A turma não interrompeu a animação nem quando por alguns segundos o Centro de Eventos sofreu uma queda de energia. Games, brincadeiras, música, desenho atiçaram a curiosidade do público para os projetos da Caixa Cultural que já começará  janeiro de 2018 com uma movimentada programação.













Produzi caricaturas de muitas pessoas legais num pique acelerado no qual consegui um recorde pessoal de desenhar algumas caricaturas numa média de uma a cada 2min30seg, segundo cronometrou Diego Fontenele, hoster do estande. No terceiro dia cheguei a fazer 30 caricaturas. Enquanto acontecia a "sessão desenho" era possível perceber a empolgação das pessoas e ver o quanto estavam se divertindo com o Sana Fest. E entre as diversas coisas legais que aprendi com toda essa turma boa foi que uma despedida fica muito mais legal quando a palavra que a gente escuta é um "até logo".

http://jjmarreiro.blogspot.com.br/2013/11/jj-marreiro-profile.html

JJ Marreiro na Programação Caixa Cultural Janeiro de 2018
OFICINA COMO FAZER QUADRINHOS E MANGÁS!
27 e 28/Jan/2017 - Dás 14h às 18h
Faixa etária: 10 a 14 anos (15 vagas)
Inscrições:23 a 25 de janeiro
LOCAL:
Av.Pessoa Anta, 287
Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Fone: (085) 3453-2770
e-mail: caixacultural.ce@caixa.gov.br

JJ Marreiro
contato: jjmarreiro@gmail.com


2 comentários: