sexta-feira, 26 de abril de 2019

Vingadores: Ultimato ( SEM SPOILERS )



Falar sobre filmes de cultura pop é divertidíssimo, algumas vezes isso constitui um desafio: Como falar de um filme sem soltar spoilers? Fácil: É só falar do filme sem soltar spoilers. Soltar spoilers é uma atitude que estraga a diversão e muitas vezes reflete falta de sensibilidade e falta de respeito. Existem pessoas que não se incomodam com isso, mas a maioria dos comunicadores sérios avisam já no cabeçalho ou no banner de divulgação se há ou não spoilers. Assim, como diz o nosso cabeçalho e nosso banner: Vamos falar do Ultimato SEM SPOILERS!












 A Marvel trouxe para suas produções cinematográficas (MCU-Universo Cinematográfico Marvel) o conceito de universo interligado tão conhecido (e amado) por seus fãs nos quadrinhos. Avengers: END GAME, no Brasil Vingadores ULTIMATO segue o encadeamento lógico visto nesse universo compartilhado (as séries de TV da Marvel teriam ganhado muito se tivessem mantido uma proximidade maior com esse compartilhamento ou se tivessem tido o aconselhamento dos produtores certos). Essa conexão dá credibilidade aos personagens, dá coesão a seu mundo, dá margem a compreensões e alimenta diversas situações emocionais — cobrindo vários aspectos numa escala que vai do riso às lágrimas, passando pela compaixão, inspiração, determinação. Fazendo tudo isso sem apelar para soluções fáceis. Não se trata de um filme perfeito, mas os poucos deslizes e pequenas incongruências estão em patamares aceitáveis se medidos em relação ao nível de diversão proposta.




Uma produção de um tamanho semelhante ao visto em blockbusters como Star Wars e Senhor dos Anéis resulta em cenas tão belamente engendradas que poderia até inaugurar um gênero: Épico de Super-Heróis.

Faz sentido manter-se alerta contra spoilers dada a maneira inteligente como as ações são encadeadas, afinal um dos motivos de ir ao cinema é colocar nas nossas vidas um pouco de emoção escapista e ludicidade. Muito possivelmente os fãs de cinema de ação e fãs de heróis vão ao cinema esperando uma série de coisas, alguns possivelmente mantenham até uma listinha mental. Em Vingadores ULTIMATO, a listinha mental de muita gente deve receber muitos tiques positivos e alguns Plus.




Ficar fora das redes sociais até ter visto o filme é uma postura prudente pois os estraga-prazeres de plantão vão vir com tudo e fatalmente vão tomar blocks e semear discórdias e cultivar inimizades. Como prometido este texto não possui spoilers, mas funciona como termômetro de ânimos, e as lágrimas e risos frouxos que vi na saída do cinema juntamente com rostos deslumbrados são o exato termômetro que indica que o preço do ingresso promoveu uma excelente relação custo-benefício.


Os diretores Joe e Anthony Russo conduzem o filme como Maestros experientes regendo músicos experientes (Chris Evans, Robert Downey Jr, Scarlett Johansson, Chris Hemsworh, Mark Ruffalo e demais vingadores retornando confortavelmente a seus papéis). Já que fiz uma metáfora com músicos: a Trilha do Filme (Alan Silvestri) é para colocar na coleção e os efeitos são de nos fazer esquecer que são efeitos. A ação cresce exponencialmente e a trama cheia de pequenas sacadas geniais possivelmente vai colocar este filme na lista TOP 10 de muitos fãs. Aliás, nada no filme é por acaso e certamente é daqueles que se vê várias vezes para “pegar melhor os detalhes”.

Se você não gosta de filmes de ação, de uniformes coloridos, pessoas voando, batalhas épicas, boas pitadas de humor, sensibilidade e emoção, então não precisa ver Vingadores ULTIMATO. Mas se você curte pelo menos três dos itens mencionados acima abra espaço na agenda e veja o quanto antes e neutralize o ataque dos babacas-de-spoiler.

Comente aí o que achou desta Resenha sem Spoilers e diga aí qual seu Vingador Favorito. Obrigado pela visita e aproveite pra dar uma fuçada no nosso blog que tem um monte de coisa divertida por aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário