Assim como o ramo desenho favorece muitas possibilidades de
atuação, os quadrinhos também. Editor, diagramador, desenhista, roteirista,
colorista, letrista são alguns desses campos de atuação mais diretos. É
possível trabalhar com quadrinhos em diversos segmentos indo da informática à
comunicação social. Um bom número de pessoas, entretanto, ao optar por esta
área, tende a se interessar por escrever e/ou desenhar.
No Brasil um elemento importante para o artista de
quadrinhos é a versatilidade, ou seja, transitar entre o traço acadêmico e o
cartum, o underground e o mangá, por exemplo. Essa característica ajuda a conseguir
trabalhos de diferentes gêneros e estilos.
Jornais, revistas informativas, material didático,
institucional ou publicitário, cursos e estamparia são algumas áreas de
atuação. Lembrando que o bom quadrinista normalmente está apto a atuar como
ilustrador, tirista, cartunista, chargista, e, em alguns casos, animador. Embora
Angeli, Ziraldo, Maurício de Sousa e Ivan Reis sejam famosos, talvez por
exercerem seu ofício com excelência, é bom lembrar que a grande maioria dos
desenhistas (e alguns mesmo geniais) não são famosos.
Nenhum profissional se firma se não possuir domínio dos
conhecimentos pertinentes a sua área de trabalho. Nenhum profissional se torna
requisitado se não estiver disposto a aprender sempre mais e a se reciclar de
vez em quando. Cursos, oficinas, palestras são sempre importantes. Independente
de quanto tempo atue na área. Qualquer que seja a profissão de sua
escolha: Você nunca vai parar de estudar e aprender. Deste modo faz sentido
escolher uma área de atuação com a qual você tenha afinidade.
Um curso é mesmo útil? Sim e por vários motivos. Em um curso
você vai desenvolver sua técnica seguindo os exercícios e seus prazos. Se o
curso for bom, certamente haverá alguma pressão (coisa corriqueira nesse ramo).
Você terá convívio com alunos (e profissionais) de diversos níveis interessados
em outros temas e gêneros. Isso contribuirá para ampliar sua visão e seu
repertório. E o curso, presencial ou online, tem ainda vantagens como metodologia de aprendizado, ordenação e compartimentabilização de conteúdos e momentos teóricos e momentos práticos. No entanto e importante lembrar que nenhum curso funciona de modo mágico e um aprendizado consistente requer empenho, dedicação e uma boa dose de autonomia e responsabilidade.
Aprenda a ouvir, ouça as críticas e retire delas o que for melhor para seu crescimento. Existem as críticas construtivas e as destrutivas (essas não servem para nada além de te por para baixo – ignore-as ou use-as para se motivar a virar o jogo). Uma boa crítica é aquela que aponta seu erro e o caminho para acertar. Quando algum profissional estiver avaliando seu trabalho fique mudo. Apenas ouça e avalie se está entendendo direito a mensagem. Lembre-se à partir do momento que encarar a arte como uma profissão muitas coisas chatas, desagradáveis e burocráticas surgirão no seu caminho, não é porque você gosta deste trabalho que ele vai deixar de ser um trabalho e assim sendo precisa ser encarado com seriedade e sobriedade.
Fique ligado no Laboratório Espacial, brevemente irão ao ar: Parte 2 e Parte 3.
LINKS:
Como fazer para trabalhar com Quadrinhos - texto introdutório
Como fazer para trabalhar com Quadrinhos - Parte 2
Quadrinho e desenho: Qualquer um pode aprender?
Para refletir sobre o trabalho
The Creation of Manga
How to become a comic book artist
Aprenda a ouvir, ouça as críticas e retire delas o que for melhor para seu crescimento. Existem as críticas construtivas e as destrutivas (essas não servem para nada além de te por para baixo – ignore-as ou use-as para se motivar a virar o jogo). Uma boa crítica é aquela que aponta seu erro e o caminho para acertar. Quando algum profissional estiver avaliando seu trabalho fique mudo. Apenas ouça e avalie se está entendendo direito a mensagem. Lembre-se à partir do momento que encarar a arte como uma profissão muitas coisas chatas, desagradáveis e burocráticas surgirão no seu caminho, não é porque você gosta deste trabalho que ele vai deixar de ser um trabalho e assim sendo precisa ser encarado com seriedade e sobriedade.
Fique ligado no Laboratório Espacial, brevemente irão ao ar: Parte 2 e Parte 3.
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Como fazer para trabalhar com Quadrinhos - texto introdutório
Como fazer para trabalhar com Quadrinhos - Parte 2
Quadrinho e desenho: Qualquer um pode aprender?
Para refletir sobre o trabalho
The Creation of Manga
How to become a comic book artist
Inspirador, me senti mais motivado a manter os planejamentos em vista. Somado ao texto do Thomaz tive varias ideias para o meu ramo de trabalho para atuar futuramente com quadrinhos.
ResponderExcluirSó tenho a agradecer pelas palavras, hoje em dia to mundo em geral qualquer atividade que se exerça as pessoas querem atingir muitas coisas com quase nada ou muito pouco esforço. Vale aqui destacar a seguinta frase: Qualquer que seja a profissão de sua escolha: Você nunca vai parar de estudar e aprender.
Sair do lugar comum é realmente um desafio, complicado para explicar até para quem acompanha perto ou longe a sua atividade, torna-se um processo desafiante e penoso quando faz-se necessário incomodar outras pessoas no seu lugar comum...
Muito bom esse ponto de vista, Marreiro. Quem gosta de desenhar tem que desenhar sempre, pois sempre terá algo novo para aprender. Cada desenho é um novo desafio, e é isso que faz desse trabalho "sedentário", um trabalho "emocionante".
ResponderExcluirhttp://comicbookplus.com/?cid=1734
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