terça-feira, 16 de abril de 2013

Personalidades inspirando Personagens



A vida inspira a arte e a arte inspira novas artes. Cinema e quadrinhos tem andado de mãos dadas não é de hoje. Nos anos 30 e 40 Flash Gordon, Batman, Super-Homem e tantos outros migraram das tiras e revistas para a tela grande. Do mesmo modo astros de personalidade forte acabaram inspirando criadores de quadrinhos na hora de dar vida a novos heróis.

Em 1928 o então ator-mirim Palle Huld ganhou um concurso para tornar-se, por meio de uma promoção do jornal, um jornalista adolescente. Inspirado nisto o belga Hergè deu vida às empolgantes aventuras de Tintin; No Brasil o personagem Amigo da Onça teria sido inspirado no compositor Lamartini Babo; Quando as artes marciais invadiram os cinemas nos anos 70 o personagem Shang Shi da Marvel Comics fazia às vezes do ator chinês Bruce Lee nos quadrinhos, enquanto o campeão de karatê Chuck Norris inspirava o desenho do personagem Punho de Ferro;

O escritor britânico Neil Gaiman ao imaginar a personificação do Sonho como um personagem humano misturou características dos astros de rock Robert Smith (The Cure) e David Bowie. Dizem que o ator americano Gary Cooper inspirou Gianluigi Bonelli na criação do personagem Tex Willer, bem como o Capitão John Cofee Hayes, um personagem real da história dos rangers norte-americanos.
Tony Stark, o playboy milionário que se tornou o Homem de Ferro, por exemplo, foi inspirado no galante ator Errol Flyn, famoso pelos filmes de ação e pela personalidade carismática. O personagem, cuja criação é atribuída a Stan Lee, passou por várias fases interessantes em suas histórias em quadrinhos - e até animações - entretanto, sem nunca chegando a ser exatamente a pedra preciosa da editora até o destino colocar Robert Downey Jr na pele de Tony Stark e finalmente trazer de volta ao personagem todo o charme e glamour de sua origem. 

Ao usar uma referencia palpável fica mais fácil para o desenhista perceber alguns elementos interiores do personagem e transmitir um pouco mais de substancia para a história. É como se isto tornasse mais perceptíveis as suas motivações, caráter e personalidade. E embora os personagens surjam originalmente com algumas características definidas são os fatos em suas histórias que os lapidam e nos fazem amá-los ou odiá-los.

Links:
Neil Gaiman.com
Saiba mais sobre Neil Gaiman no UHQ
Museo Hergè
Tintin por Tintin
Tex Br: Cap Jack, O verdadeiro Tex Willer

4 comentários:

  1. Gostei da matéria Marreiro. Ficou muito bem elaborada! E é uma informação incrível, eu mesmo não sabia que esses personagens foram inspirados em pessoas reais.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Só tem um ERRO nesse texto,Stan Lee não é o criador do Homem de Ferro,nunca será.

    ResponderExcluir
  3. http://www.superherostuff.com/biographies/ironmanbiography.html

    ResponderExcluir
  4. Criado por:
    Stan Lee
    Larry Lieber
    Don Heck
    Jack Kirby

    ResponderExcluir