terça-feira, 23 de abril de 2013

UFOs & HQs


Autores de quadrinhos vez por outra visitam, com sua criatividade, mundos alienígenas, raças e naves, propondo acontecimentos fantásticos ou realistas. O fato é que os discos voadores e temas afins sempre forneceram terreno fértil para os quadrinhos.

Super-homem, o personagem que deu nome ao gênero super-herói, chegou na terra em uma nave alienígena. Em “Um Sinal do espaço” Will Eisner também explora o tema, recheando-o de intrigas políticas e neuroses urbanas. Gian Danton, cria na revista Manticore, uma saga conspiratória envolvendo ETs e o governo repleta de suspense. Cada autor retira do tema o que mais lhe interessa investigar naquele momento. Deste modo podemos ter os UFOs em histórias de aventura, terror, investigação, humor e daí por diante.

Enquanto a ciência humana não exibe publicamente provas materiais da existência de civilizações extraterrenas, o famoso físico Stephen Hawking declara: "A vida biológica seguramente existe em muitas partes do Universo. Além da superfície planetária, poderia se encontrar nos núcleos de estrelas e nos espaços cósmicos em forma de nuvens de micro-organismos". E vai além, mencionando em sua fala algo que certos autores já exploraram nos quadrinhos: “Precisamos apenas olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode transformar-se em algo com o que não gostariamos de encontrar. Fico imaginando seres extraterrestres que vivem em enormes naves espaciais que, após esgotar os recursos naturais de seu planeta, perambulam pelo Universo em busca de outro lugar para fazer o mesmo”.

É fato que olhar para a civilização humana como parâmetro não sugere lá muito otimismo, para além disto o cosmólogo e atrofísico Martin Rees sugere que a distinção entre “nós” e “eles” seja tanta que a raça humana talvez não consiga estabelecer parâmetros de compreensão: "Eu suspeito que poderia haver vida extraterrestre lá fora em formas que não poderíamos conceber.  Bem como um chimpanzé não poderia compreender a teoria quântica, isso poderia estar lá como aspectos de realidade que estão além da capacidade de nossos cérebros"

UFO: Unindentified Flying Object também conhecidos como OVNI Objeto Voador Não Identificado ou Flying Saucers (Discos Voadores)
ETs: Extra Terrestres
EBE: Extraterrestrial Biologic Entities


Mais:
Stephen Hawking: "Há vida extraterrestre, mas devemos ignorá-la"

O Mito do Alienígena Mal Intencionado

Lord Martin Rees: Ets além da compreensão Humana.

À procura de OVNIs - National Geographic TV

Idéias de Jeca Tatu - Blog do roteirista Gian Danton

Nenhum comentário:

Postar um comentário