quarta-feira, 20 de julho de 2016

Francisco Iwerten, A Biografia de uma Lenda! (sobre o press release)









Na década de 1940 um quadrinista curitibano criou um dos primeiros super-heróis brasileiros, o Capitão Gralha. Dono de uma ampla galeria de histórias e vilões o herói foi resgatado na década de 1990 por jovens artistas que, em sua homenagem, criaram o personagem O Gralha. Assim nasceu a Lenda de Francisco Iwerten, um autor que, na verdade nunca existiu.

Nos anos que se seguiram à publicação da revista Metal Pesado Especial (1997), onde o autor fictício e sua criação foram mencionados pela primeira vez,  Iwerten ganhou o título de Mestre do Quadrinho Nacional, tornou-se famoso e quase foi homenageado por uma escola de samba. Toda essa trajetória é contada em detalhes no livro Francisco Iwerten – biografia de uma lenda, de Gian Danton e Antonio Eder, editora Quadrinhópole. 

O livro é do tipo vira-vira (também chamado Flip-Flap), com dois lados que se completam. Na primeira parte, é contada a biografia fictícia de Iwerten como se ele de fato tivesse existido, sua vida, seus anseios, as inspirações para o Capitão Gralha e as dificuldades com a concorrência dos quadrinhos americanos e a perseguição local contra seu personagem. Detalhes sobre a vida de Iwerten, sua família, notas biográficas, fotos de época e artes raras do autor retiradas de alguns de seus diversos diários. Tudo cautelosamente engendrado para dimensionar o personagem Francisco Iwerten. De fato um exercício criativo coordenado por Antonio Eder e Gian Danton que resulta numa obra de ficção com o charme incomparável do "e se...".

No outro lado, é contada a história “real”, com o contexto da criação de Iwerten e as consequências da história fake, que, de uma brincadeira para dar verossimilhança ao personagem Gralha, escapou do controle de seus autores e se tornou muito maior do que cada um poderia esperar. A lenda Iwerten cresceu tanto que se chegou a dizer que ele foi um dos criadores do Batman.  


Um dos destaques do livro são as capas criadas por JJ Marreiro. No lado “A história do Capitão Gralha”, Iwerten aparece em sua prancheta, ilustrando o capitão e tendo seus quadrinhos ao fundo. No outro lado, em que se conta a história por trás da lenda, Iwerten aparece dentro dos próprios quadrinhos, sendo desenhado por uma mão em estilo realista. As capas representam os dois aspectos abordados na obra: Iwerten como autor e Iwerten como personagem


O livro traz ainda o processo de criação visual de Iwerten, feita por JJ Marreiro e Fernando Lima a partir de manipulação digital de fotos antigas.
Gian Danton e Antonio Eder fizeram parte do grupo de autores que criou o Gralha e elaborou a lenda de Iwerten e do Capitão Gralha. O livro integra a pesquisa doutorado em Arte e Cultura Visual de Gian Danton realizada na FAV-UFG, sob orientador do professor Dr. Edgar Franco. 

O livro Francisco Iwerten – biografia de uma lenda  pode ser adquirido pelo e-mail: profivancarlo@gmail.com.

SERVIÇO
Formato: 12 x 18 cm
80 páginas
Lançamento Julho/ 2016
Editora Independente
Link para compra online: GIBISTORE 
Contato: Através do e-mail profivancarlo@gmail.com


http://www.gibistore.com/loja/francisco-iwerten

Nenhum comentário:

Postar um comentário