segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Grupo Avaçado comemora os 50 anos de Jornada nas Estrelas



Em Setembro de 1966 o mundo viu o surgimento de uma série de TV que mudaria a cara da cultura pop, que influenciaria cientistas, artistas, enfim, estimularia pessoas de todas as áreas de conhecimento. Em 1993 surgiu o Grupo Avançado reunindo fãs de Jornada nas Estrelas e apreciadores de mundos fantásticos no geral. Ao longo de sua história, o Grupo Avançado criou, participou e estimulou produções criativas, eventos e até produtos originais como quadrinhos, fanfics etc. Os modelos de Gestão do Grupo foram muitos, embora sua força motriz tenha sido sempre a paixão por Jornada nas Estrelas e afins. Mesmo com as atividades em baixa, o Grupo Avançado não poderia deixar passar em branco uma celebração destes 50 anos de Jornada nas Estrelas. A ação coordenada por Fred Macêdo e JJ Marreiro contou com a colaboração de Humberto Meireles, Marcelo Rossi, Fernando Lima, Luiz Cláudio Braga e Helder Maia.

 





















A celebração ocorreu na Revistaria Art Cult, um badalado point da comunidade Nerd de Fortaleza. João Batista e Luzimirte Morais deram inclusive suporte técnico ao evento, indo muito além da cessão do espaço e do patrocínio. O ótimo atendimento aos clientes, parceiros e a proatividade dos administradores da Revistaria explicam em parte o grande sucesso da Art Cult entre os colecionadores de toys, quadrinhos e memorabilia em geral.


Mesmo começando com certo atraso, o encontro foi memorável. Novos e velhos amigos se encontraram para celebrar o aniversário de Jornada nas Estrelas e seu significado. As séries derivadas (TNG, DS9, Voyager, Enterprise) e as produções de fãs, como Axanar, Star Trek Continues e Star Trek Phase II foram lembradas em meio às especulações e compartilhamento de informações relativas à vindoura ST: Discovery. O Abramsverse, tema que geralmente divide opiniões, também foi lembrado. O bate papo foi conduzido por Fred Macêdo, Fernando Lima e Luiz Cláudio Braga.

Depois de uma temporada com as atividades em stand by, o Grupo Avançado volta ao cenário da cultura pop com o pé direito. Num evento que muitos acreditavam ser impossível dada a proximidade com os festejos do fim de ano, essa equipe venceu seu primeiro Kobayashi Maru (jargão trekker que significa "situação onde não existe solução possível").


Entre outras coisas, o aniversário de 50 anos de Star Trek lembrou que se por um lado é encantador colecionar naves, props, toys e quadrinhos, por outro é fascinante ver a superação humana mostrada na série e mergulhar nos conceitos de um futuro positivo para a humanidade, de respeito à vida e sua infinita diversidade, num cenário onde a humanidade superou o problema da miséria, as desigualdades e partiu para o espaço buscando respostas pra perguntas como: quem somos e de onde viemos?




https://www.facebook.com/grupoavancado/
 https://www.facebook.com/revistariaartcult

 



Um comentário: