quarta-feira, 14 de março de 2018

Achados e Pedidos no Espaço!

Perder-se num bairro desconhecido ou numa cidade estranha certamente não é uma das sensações mais agradáveis, perde-se numa selva distante seria talvez um pouco mais dramático. Mas, sem a menor sombra de dúvida perder-se no espaço deve ser uma das piores sensações imagináveis. No entanto a série Perdidos no Espaço dos anos 60 nada tinha de terrível, aliás tinha uma dose bem grande de fantasia e humor. Havia um pouco de sci-fi e aventura, mas as peripécias e trapalhadas do trio Dr Smith, o guri Will Robinson e o Robô (chamado apenas de: Robô) centralizavam as atenções da série (principelmente na segunda e terceira temporadas). Se por um lado o trio tinha grande popularidade, por outro prejudicava a participação dos outros personagens limitando-os a meros coadjuvantes.

O episódio piloto original (No Place to Hide) nunca foi exibido no Brasil, nele o personagem Dr Zachary Smith não aparecia. Tendo sido inserido apenas na edição que foi ao ar com o título: The Reluctant Stowaway (O Clandestino Teimoso). Jonathan Harris deveria aparecer apenas neste episódio como ator especialmente convidado, entretanto os produtores gostaram tanto da sua participação que o deixaram na série.

O Professor John Robinson era interpretado pelo astro de ação Guy Williams (nome artístico do argentino Armando Joseph Catalano) muito conhecido por seus papéis em westerns, filmes capa-espada e como o Zorro na série de TV produzida pela Disney.


Antes de descambar para a galhofa, Perdidos no Espaço teve uma primeira temporada relativamente equilibrada e divertida, com ação e aventura. Mas seu potencial nunca foi plenamente aproveitado. Segundo dizem, a série surgiu depois que a Fox rejeitou a proposta de Gene Roddenberry de fazer uma série espacial com baixo custo de produção. Os executivos teriam recusado Jornada nas Estrelas e pegaram de Gene as ideias sobre como criar cenários e tramas espaciais usando poucos dólares, mas muito papelão, papel machê, iluminações diferentes em poucos estúdios e refugos de outros cenários. De todo modo a história mostrou que Star Trek acabou se tornando uma franquia mais sólida (gerando várias séries derivadas) não pelo baixo custo de produção, mas pela alta qualidade de seus roteiros. A série original de perdidos no Espaço foi ao ar entre 1965 a 1968.

Em 1973 a Hanna-Barbera ensaiou um retorno de Perdidos no Espaço em formato de animação com character design de Alex Toth (desenhista responsável por vários sucessos da Hanna-Barbera como Herculóides, Space-Ghost, Galaxio Trio etc). A animação narra as aventuras dos irmãos Craig e Link Robinson, acompanhados pela geóloga Dina Carmichael, pelo médico Dr. Smith e pelo Robô. Uma chuva de meteoros tira a nave Júpiter 2 de seu destino conduzindo-a a uma região não mapeada do espaço, este seria o início de várias aventuras que nunca aconteceram porque a série não foi aprovada.

Em 1998, a Família Robinson ganha sua primeira adaptação cinematográfica. Destaque para o excelente Gary Oldman como Dr. Smith. A trama tem um ótimo início com uma série de ideias bem costuradas até um ponto onde o filme começa a flertar com o terror tornando-se ele mesmo um terror. A trama tentou por um lado ser inovadora, mais sólida e sóbria, ao mesmo tempo em que bebia em diversas fontes da ficção científica cinematográfica remetendo a Alien, Star Trek e até De Volta para o Futuro. No fim das contas quem estava Perdido eram de fato os produtores cujo filme que não conseguiu ser carismático ao ponto de ganhar uma sequencia.

2004 foi o ano que marcou uma nova tentativa de retorno da série, desta vez intitulada The Robinsons: Lost in Space. Os efeitos especiais eram bastante arrojados para uma série de TV na época e os designs de naves e uniformes adequados. O episódio piloto, embora não tenha sido comprado para exibição, continha um bom nível de drama e ação. Brad Johnson como Prof John Robson mantém o Prof Robinson como o Herói de ação da série  — remetendo ao animus que Guy Williams trazia pro personagem na série original, Adrianni Palicki interpretou Judy Robinson e voltaria às produções sci-fi em Marvel's Agents of SHIELD e na série The Orvile, 2017 (criação de Seth McFarlane que presta homenagem a Jornada Nas Estrelas); Jayne Brooke, Maureen Robinson, ganhou um papel de destaque em Star Trek Discovery, 2017, como a Almirante Katrina Cornwell.


















2018, 13 de abril. Data da estreia do novo Lost in Space versão Netflix. Pegando onda no sucesso de Star Trek Discovery e de suas outras produções Sci-fi a Netflix trás para Perdidos no Espaço novas leituras para velhos personagens, mudanças radicais, temáticas mais sóbrias e efeitos especiais para deslumbrar. Seguindo uma linha de aventura e suspense (elementos que eram os marcos da primeira temporada da série original) é possível ver no trailer cenas que remetem com precisão a episódios de 1965.















Diferente de Star Trek (que possuía 5 séries em mais de 500 horas de programação amarrada numa mesma linha cronológica), a nova série de "Perdidos" não tem um cânone a respeitar o que significa uma imensa liberdade criativa e uma baixíssima cobrança dos fãs (atualmente quase extintos). Muito provavelmente os produtores façam referencias a elementos de alguns episódios da série original reciclando seus conceitos de humor transformando-os em algo mais crível e palatável para a nova audiência. Um desapontamento certo para os conhecedores da série original é a nova versão do Robot — que, exceto talvez pela voz, não possui nenhum elemento de design semelhante ao original, nem de longe. E mesmo isto qualifica esta nova produção como um produto para um novo público. Veja o teaser abaixo e em seguida o Trailer. A série você confere na Netflix em 13 de abril (2018).

Principais mudanças:
-Não será uma série de humor
-O design do robô é humanoide
-Dr Smith é uma Mulher
-Don West é um empreiteiro e não um militar altamente treinado
-Bill Mumy, o Will Robinson da série original, faz uma participação especial no primeiro episódio
-A Família Robinson é enviada numa missão de colonização porque a Terra está cada vez mais insuportável. Puxa nem parece ficção!



TEASER:





 TRAILLER:



LINKS:


Lost in Space Netflix (digital spy) 
Lost in Space (Netflix Titles)
Lost in Space Wikipedia
Lost in Space (animation, 1973)
Lost in Space (animation, 1973 to watch)
Perdidos no Espaço, 1998 (e-pipoca)
Perdidos no Espaço, 1998 (Adoro cinema) 
The Robinsons, 2004
The Robinsons (2004) Full Cast 
Lost in Space, 2004 (Unsold Pilot) 
Os Robinsons - Perdidos no Espaço
7 things about Lost in Space
Lost in Space comics (wikipedia)
Lost in Space (Inovation Comics)
Lost in Space (Dark Horse Comics)
Perdidos no Espaço (wikipedia) 
Lost in Space (wikipedia)


http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2015/11/jornada-nas-estrelas-resumo-da-opera.html
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2014/08/beto-foguete-e-os-patrulheiros-do.html 

Um comentário: