quinta-feira, 22 de março de 2018

Gotham à luz de lampiões



A animação Gotham 1889 – Um Conto de Batman (no original Batman: Gotham by Gaslight) adapta uma história homônima do selo Elseworlds (“Túnel do Tempo” no Brasil nas quais os personagens são retirados de sua continuidade e imaginados em novos cenários/situações, para resumir) originalmente escrita por Brian Augustyn e ilustrada por Mike Mignola (Hellboy). Na trama, somos levados ao encontro de um mistério na cidade de Gotham, mas era vitoriana, mais precisamente no dias de ação de Jack O Estripador – no entanto, os paralelos entre a HQ publicada no Brasil em meados do ano 1990 e a versão animada quase terminam por aqui.


Diferente de animações DC/Warner que emularam o estilo de desenho de artistas como Ed McGuiness e Michael Turner (em arcos adaptados dos quadrinhos Superman/Batman escritos por Jeff Loeb), o marcante estilo sombrio de Mignola, repleto de sombras duras, dá um lugar a uma caracterização muito mais leve e minimalista, mas com cenários convincentes onde as cores buscam equilibrar a arte. E a cisão, as diferenças na trama entre a HQ e a animação faz bem a ambas, que se tornam dois produtos diferentes. E muito bons na minha opinião! 

 


























Mas voltando a versão de acetato, Batman 1889 faz uma grande imersão a diversos elementos da longeva mitologia do Homem-Morcego. Não faltam easter-eggs ou cameos! O roteiro de Jim Krieg é repleto de referências, algo talvez um pouco menos usual à época de Brian Augustin. E não duvide que a animação supera o original em certos aspectos, sobretudo na revelação das motivações de seu Jack Estripador. 

 

No elenco de vozes originais o destaque vai para a Selina Kyle de Jennifer Carpenter – a atriz que interpretou a possuída Emily Rose em 2005 – e a versão brasileira, dirigida por Bia Barros mantém predominantemente os personagens com as vozes a que estamos acostumados. Sempre excelente conferir o atuação de Duda Ribeiro como Batman, entre outros talentos nacionais!




























Recomendo fortemente Gotham 1889 – Um Conto de Batman sobretudo por se tratar de um produto inovador dentre as demais produções DC/Warner. E, naturalmente, espero por outras animações com essa qualidade.

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/03/porque-o-batman-e-tao-legal-por-dennis.html


















Nenhum comentário:

Postar um comentário