domingo, 14 de abril de 2013

The Walking Dead na Gibiteca - COMO FOI!


Os Zumbis começaram a se erguer de suas tumbas no horário informado no cartaz: 14h 30 min, embora antes disto a sala da gibiteca já estivesse exibindo episódios da série WD. Este foi o primeiro ponto positivo do evento. Feitas as devidas apresentações do Clube de Quadrinhos – nome dado ao projeto de parceria do Fórum de Quadrinhos do Ceará com a Secretaria de Cultura de Fortaleza, com uma fala introdutória de Diego José, JJ Marreiro e Nixon Araújo. Foram explanados os Cursos e atividades que compõem o projeto e dadas as boas vindas aos presentes.


Uma mini-palestra de Fernando Lima, com direito a perguntas do público – aliás a interatividade foi um ponto alto do encontro- e exposição de materiais e técnicas de maquiagem de efeitos especiais. Em seguida o pátio da Biblioteca recebeu as pessoas com a Banca do Brasil expondo quadrinhos nacionais e artistas fazendo caricaturas-zumbis (um pedido específico dos fãs). No auditório-aberto Fernando Lima mostrou na prática o uso dos materiais de maquiagem transformando vários fãs de Walking Dead em Zumbis. A presença de representantes do Quadrinhos em Questão, Avant Cast e a colaboração direta do Intersect News foi um vislumbre do que os eventos de cultura pop podem se tornar em um futuro próximo.

 
Jane Caetano transformou o que seria uma palestra num animado bate-papo com a contribuição inestimável do público. Houve tempo para tudo, para fazer contatos, conhecer pessoas, fazer amigos (zumbis ou não) e no final o sorteio dos livros de Walking Dead patrocinado pelo Laboratório Espacial fechou o dia com chave de ouro. O encerramento foi feito pela equipe de trabalho do FQCE juntamente com Nixon Araújo (Secretaria de Cultura de Fortaleza). Dizem por aí que 13 é um número de azar, mas esse 13 de abril foi um dia mágico que deu início à nova programação cultural da Gibiteca com o pé direito.

Links relacionados:



Um comentário: