
O período que chamamos de Velho Oeste é historicamente localizado na faixa do território norte-americano que vai do Vale do Mississippi à Costa do Pacífico entre os anos de 1840 a 1890 (mais ou menos). Esse período foi marcado pela expansão da fronteira norte-americana na direção do pacífico, nesse contexto ocorreram confrontos com os índios, ou melhor, o quase total extermínio da população e da cultura nativa norte-americana.
Dos folhetins (dos anos de 1860), os cowboys saltaram para as pulp magazines nos anos de 1900 em diante. Chegaram aos quadrinhos nas tiras de jornal e proliferaram em revistas (comic books) principalmente nos anos de 1950.
Algumas notórias Figuras Históricas, que já haviam protagonizado contos aventurescos, romances e serials (seriados de matinês) marcaram presença nos quadrinhos, entre eles: Bat Masterson, Billy The Kid, Buffalo Bill, Jesse James, Wyatt Earp, Wild Bill Hickock.
Hoje, com um certo distanciamento histórico, é possível ousar a categorização de alguns "sub-gêneros" das HQs de Faroeste, como os Heróis Mascarados do Velho Oeste: Black Diamond, Black Rider, Cavaleiro Negro, Durango Kid, El Coyote, Ghost Rider, Rapaz do Arizona, Lone Ranger, Lone Rider, Masked Rider, Phantom Ranger, Red Mask, Vigilante e outros;
Há os Cowboys Brazucas: Beto Carrero (cujas HQs eram de Eugênio Colonese), Jerônimo-O Herói do Sertão (que teve várias edições desenhadas por Edmundo Rodrigues), Chet (Personagem criado por encomenda seguindo a linha do Tex italiano, tanto que seu nome é Tex invertido. Trocando apenas o X por CH).
Títulos com Cowgirls: Annie Oakley (que também é uma figura histórica do Oeste), Reno Browne, Dale Evans, Firehair e além de títulos próprios as heroínas do western apareciam em títulos mix.
O cinema que tinha como ícone do western o indefectível Tom Mix ganhou novos ídolos e heróis nas matinês: Hoppalong Cassidy, Johnn Mack Brown, Red Ryder, Rocky Lane, Rex Allen, Buck Jones e muitos, muitos, muitos outros meeeesmo.
Com o aprimoramento de som e imagem nos filmes surgiram os Cowboys Cantores: Tex Ritter, Bob Tumbleweed, Gene Autry, Roy Roggers.
A TV começou a se popularizar e sua programação era repleta de cowboys, a princípio com reprises de filmes e matinês. Algum tempo depois dezenas de westerns foram criados especificamente para a TV. Os Seriados de Western proliferaram: O Homem do Rifle, Paladino do Oeste, Cavaleiro Solitário, Rawhide, Bonanza, High Chaparral, Laramie, Gunsmoke, Cheyenne, The Life and Legend of Wyatt Earp, Lawman e outros.
As construções narrativas do gênero Western devem muito à figura de William Frederick Cody, o Buffalo Bill. A medida que o Oeste Selvagem ia se tornando civilizado Will Cody foi desenvolvendo aos poucos um espetáculo que manteria o espírito dos desbravadores, suas lutas e desafios vivos até hoje. Reunindo cowboys e índios (de verdade) ele criou um circo itinerante que aliado aos folhetins (Dime Novels) notabilizaram os duelos nos saloons, os massacres indígenas, as brigas com a cavalaria, tudo devidamente teatralizado e tudo preparado para encantar e influenciar os espectadores e as futuras gerações.
A Arte Sequencial, assim como qualquer outra mídia, guarda uma sintonia com sua época. Tanto que à partir do final dos anos 60 com o declínio da popularidade dos cowboys norte-americanos, filmes e quadrinhos de faroeste ganharam novo vigor na Europa, dando passagem a personagens memoráveis como Tex Willer, Ken Parker, Ten. Blueberry entre outros. Nos dias de hoje os videogames Red Dead Redemption e Call of Juarez se encarregam de apresentar o Oeste Selvagem para as novas gerações e embora o gênero não esteja mais em evidência suas influencias não param de ser percebidas em criações de diversos outros gêneros e mídias.
*Críticas, sugestões, informações adicionais e links nos comentários.
Mais:
Avantecast (podcast) Quadrinhos de Bang-Bang
(apresentado por PJ Brandão com participação de
Daniel Brandão e JJ Marreiro)
Mundo Estranho: Como era a vida no Velho Oeste
Tex Willer Blog
Sou fã do Tex
Evolução Territorial dos Estados Unidos
Westward Expansion and Manifest Destiny
Top 12 Classic Guns of Western
These 5 guns won the american west
Old West Guns
4 legendary Guns
The Western Dime Novel
Buffalo Bill Dime Library
Ghost Dance
Billy The Kid na revista inglesa SUN
As Eras Cinematográficas do Western
Subgêneros do Western ( e o Western Revisionista)
Serials List
Lista dos Cowboys Famosos dos Seriados e Filmes
Western: Origem e Mito
O Verdadeiro Velho Oeste
10 Fatos para entender o Velho Oeste
A Vida no Velho Oeste
Os Duelos do Velho Oeste
Cinema Western
Era uma vez o Western (Origem)
Os Implacáveis Quadrinhos de Faroeste (Universohq )
Anthony Stephen
Colt Peacemaker

Obrigado pela citação ao Billy the Kid, fiz algumas postagens sobre western no Quadripop também
ResponderExcluirhttp://quadripop.blogspot.com/2016/10/the-cisco-kid.html
http://quadripop.blogspot.com/2014/09/os-quadrinhos-do-zorro-no-brasil.html
http://quadripop.blogspot.com/2016/09/lone-ranger-o-cavaleiro-solitario.html
Além de comentar na última edição do QI sobre os vários "Zorros" pelo mundo
http://marcadefantasia.com/camaradas/qi/qi141-150/qi144/qi144.pdf
Esse links são bem úteis
http://www.gibiraro.com.br/curiosidades_texto.asp?id=14
http://www.historiasdecinema.com/2011/11/western-fantasia-ou-historia/
https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/faroeste-volta-tona-com-refilmagens-classicos-inspira-sagas-fantasticas-ate-serie-de-zumbi-20176192
Obrigado pelo comentário e pelos valiosos links, Quiof.
ResponderExcluirMais links
ResponderExcluirhttp://tvmemory.blogspot.com.br/2017/06/ringo-marlow-noticias-populares-1967.html
http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2015/03/14-filmes-inesqueciveis-para-os-fas-de-faroeste.htm
Falando nisso, o Primaggio lançou mais uma revista de western
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1799492526744283&set=a.160227127337506.42775.100000506608059&type=3&theater
Mais Billy the Kid
ResponderExcluirhttps://multiplozine.blogspot.com.br/2017/04/revista-billy-kid-outras-historias.html
Isso sim é uma matéria sobre um gênero da Nona Arte.
ResponderExcluirMeus parabéns aos envolvidos.
Você precisa recuperar o texto sobre cangaço publicado no Armagem
ResponderExcluirFiz um post sobre os cowboys negros do faroeste, citando os primeiros quadrinhos e linkei esse post
ResponderExcluirCowboys negros do faroeste