sábado, 2 de abril de 2016

Por que o Superman é tão Legal? (por Ricardo Quartim)


Desde que me conheço por gente sempre gostei do Superman. Quando era pequeno, entre os três e cinco anos de idade, meus heróis preferidos eram Batman e Superman. Não havia preferência, tinha até o uniforme dos dois. E isso não mudou muito. Ainda hoje ambos são meus preferidos junto com Capitão América, Homem Aranha e Conan.
No entanto, apesar de ter admiração igual pelos cinco, me identifico muito com o Superman. E por quê?

Durante a infância e parte da adolescência, o que me impressionava no Homem de Aço eram os poderes e a aparência. Afinal, existem poderes mais irados do que poder voar, ter superforça e ser invulnerável? E de quebra ainda poder enxergar através dos objetos, ter visão telescópica e microscópica, além da visão de calor, sopro congelante e supervelocidade! Ufa! Faltou apenas a onipresença! Creio que Kal-El  tomou para ele os poderes mais bacanas que se pode ter.

Imagine poder enfrentar qualquer criminoso sem sofrer nenhum arranhão! Estar no meio de um furacão ou no centro da explosão de uma bomba atômica! Levantar toneladas com as mãos, parar uma bala no peito, dobrar barras de aço, ir do Brasil ao Japão em segundos como se fosse até o outro cômodo da casa! E ainda viajar entre os planetas, entre as galáxias, conhecer outras civilizações. E viajar até mesmo no tempo!

Quanto a aparência nem é preciso falar muito. A imagem do herói corresponde a de um Deus Grego moderno, ideal da maioria dos homens. Não é á toa que no ano 2000, a edição #156 da revista Super Interessante revelou uma pesquisa feita com jovens nas cidades de Boston,  na França, e Innsbruck, na Áustria em que inconscientemente os homens elegeram Superman como o modelo físico ideal a ser atingido.

E além de tudo tem o uniforme! Considero seu uniforme o mais legal entre todos os super-heróis. E o mais imitado. Tanto que se tornou até o próprio símbolo de “super-herói”. Quase todas as vezes que alguém quer representar um super-herói sem identificar algum específico, utiliza-se sempre o traje básico do kryptoniano com a roupa azul, sunga, botas e capa vermelhas.  

Mas o tempo passou e com o amadurecimento passei a admirar também outras características ainda mais importantes do personagem. Passei a reverenciar mais o que ele representava.


Assim como meu outro herói, o Capitão América, Superman já deixou de ser a muito tempo o símbolo dos Estados Unidos para se tornar um defensor universal. Os valores que ele representa são os mais nobres valores de um ser humano. A esperança, a justiça, o altruísmo, o amor ao próximo, a liberdade, a ética, a bondade, a determinação, a força de vontade e de caráter, a coragem, a fé, a fidelidade, a caridade, a humildade, a gratidão e a tolerância. São características que valorizo e quero ter. Valores que estão se tornando esquecidos e ultrapassados pela humanidade. E principalmente pelo jovem, que acha que ser “bonzinho” é sem graça. Quanto já ouvi dessa nova geração que querem ver o Superman apanhar porque é muito “certinho”, escoteirão e faz a coisa certa.

Um exemplo que demonstra  a diferença entre o Superman e a maioria dos outros heróis é uma história de J. Michael Straczynski com arte de Eddy Barrows que saiu publicada em Superman #701 aonde nosso herói salva uma garota do suicídio. Ela estava prestes a pular de um edifício. Ele poderia simplesmente chegar e tira-la de lá. Mas ao contrário disso passa o dia todo até de noite conversando com ela e deixando-a refletir sobre seu ato até convencê-la de que tirar sua vida não seria a melhor saída, mas sim viver!  Um fato similar ocorreu em All Star Superman #10 de Grant Morrison and Frank Quitely, porém com menos dramaticidade.

Em vista disso tudo é inegável que se todos seguissem os exemplos de Superman o mundo seria um lugar muito melhor. 

VEJA TAMBÉM: 
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/03/porque-o-batman-e-tao-legal-por-dennis.html
 http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/03/batman-vs-superman-um-filme-que-dividiu.html
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/03/batman-vs-superman-ame-ou-odeie-por-jj.html

https://www.youtube.com/watch?v=1cXbcs4AT-I&feature=youtu.be
 
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2013/07/quem-e-o-superman.html

22 comentários:

  1. Sim. Ética e altruísmo são legendárias no Superman!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente qualidades que parecem esquecidas ou pior, ultrapassadas no mundo de hoje meu amigo Antônio.

      Excluir
  2. Muito bom o teu texto. traduziste em palavras o que eu sempre pensei do Super-Homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Obertiporto! Bom saber que mais pessoas pensam como eu!

      Excluir
  3. Superman é e sempre será o meu super-herói preferido.

    ResponderExcluir
  4. é isso ai Ricardo disse bem , o Super Homen sempre vai ser o maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom vê-lo por aqui amigo Ivan! Muito obrigado pelo carinho constante!

      Excluir
  5. otimo texto Superman é e sempre será o meu super-herói preferido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renan! Fico feliz que tenha gostado e também por saber que mais pessoas apreciam super-heróis com essas qualidades!

      Excluir
  6. Isto e um super heroi ...se vc venera o dinheiro e espirito de vinganca nao venera um heroi apenas alguem c grana p gastar contra a bandidagem.

    ResponderExcluir
  7. Muito tocante. Qdo eu vejo o super homem, percebo o ser humano ideal que todos gostaríamos de ser, não só física mas moralmente. Porém, como vivemos num mundo e merda, aprendemos a agir mais como seus inimigos: fingindo afetos, manipulando, usando e desruindo tudo o que nos pareça ameaça. Uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade José! Tem toda razão. Uma pena mesmo! Mas pelo menos existem pessoas como você que valorizam características como as dele.

      Excluir
  8. Muito tocante. Qdo eu vejo o super homem, percebo o ser humano ideal que todos gostaríamos de ser, não só física mas moralmente. Porém, como vivemos num mundo e merda, aprendemos a agir mais como seus inimigos: fingindo afetos, manipulando, usando e desruindo tudo o que nos pareça ameaça. Uma pena...

    ResponderExcluir
  9. O desenho do superman vs a elite retrata isso também.
    Sempre gostei e continuo gostando do Superman por tudo que ele representa.
    Pena que muitos ainda não entenderam isso até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu amigo! Mas nem tudo está perdido já que ainda existem pessoas como você e como eu que entendem isso!

      Excluir
  10. Que maravilha de texto, Ricardo!!! Te acompanha faz muito tempo, mas hj faço questão de te cumprimentar e ainda recomendar a vc e a todos que vem aqui nessa pagina esse artigo do Ralph Solera, muito bom, sobre os motivos (psicológicos, sobretudo) que fazem a maioria preferir o Batman, qd, pela lógica (por tudo que vc citou), o mais correto seria preferirem o Superman. Veja se gosta:

    http://maxiverso.com.br/blog/2015/01/27/batman-vs-superman-parte-iv-por-que-maioria-gosta-mais-homem-morcego-e-torce-por-ele/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Muito obrigado Rod! Pelos elogios e pelo artigo! Vou ler agora mesmo e até imprimir para guardar.Valeu mesmo amigão! Quanto ao Batman eu gosto muito dele também e apesar de ainda não ter lido o artigo, aprecio muito o lado moral dele que junto do Superman, apesar de algumas diferenças, estão entre os verdadeiros heróis com código de honra e moral elevados!

      Excluir
  11. Ricardo, o último filme do Super (não este com o Batman mas sim o último do Superman) foi bastante sombrio e na verdade, criou um universo diferente demais do que aqueles q os fãs mais antigos estavam acostumados ( como o da primeira fase no cinema, com Chistopher Reeve.) O que vc acha dessas adaptações? São válidas para atrair fãs novos? Ou só denigrem o herói?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Que honra ter você aqui!
      Bom, eu acho válido desde que não essa mudança ou adaptação não distorça a essência do personagem. Ele pode até ficar um pouco diferente tanto no visual quanto na personalidade. Mas não muito diferente. Ele não poderia se tornar um carniceiro como o Justiceiro, ou um assassino frio como o Wolverine, ou ainda um psicopata como o Lôbo. As características básicas de sua personalidade que o definem como Superman tem de ser mantidas. O que pode mudar é como no caso do filme ele ser um pouco mais sério ao invés de estar sempre sorrindo por exemplo. Ou um pouco mais impulsivo como sua versão dos Novos 52. O universo do Homem de Aço foi diferente do dos filmes de Reeve, mas reflete o herói como ele é atualmente nas HQs. Quando Superman the Movie estreou nos cinemas em 1978 o filme refletia o Superman das HQs daquela época que era diferente do da década de 50 por exemplo. Essa mudança é válida. E até tirar a sunga do uniforme que particularmente prefiro sem. Mas se formos prestar atenção bem no filme do Homem de Aço, ele pode ter sido bem diferente dos de Richard Donner, mas foi bem fiel aos quadrinhos. Existem referências a várias fases de diversas HQs ali. O único diferencial e que talvez foi o que mais mudou, é que foi uma visão mais realista e humanista do mito. Até o fato dele matar Zod não foi novidade nem sinal dos tempos, pois isso já ocorreu diversas vezes nas HQs e não apenas na sempre citada história de Byrne. No entanto apesar de ele ter matado, o fez em um momento em que não havia outra alternativa. Não foi premeditado e percebemos que ele odiou fazer aquilo, ao contrário do Justiceiro por exemplo. Concluindo, dede que não distorçam a essência do herói creio que sempre deverão haver mudanças senão o personagem para no tempo. Basta voltar lá no primeiro Superman da década de 30 e ver por quantas mudanças ele passou nessas décadas todas. Imagine se ele fosse daquele jeito até hoje!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir