domingo, 22 de abril de 2018

O escritor e pesquisador Gonçalo Silva Junior em visita a Fortaleza!



Uma palestra, um seminário ou mesmo um bate-papo com Gonçalo Junior trazem junto uma viagem pela cultura e pela história do Brasil e do Mundo, sem proselitismo, sem exaltações ideológicas, sem preconceitos. Toda a carga de informações, algumas de extrema precisão com dia, mês, ano e contextualização, permeiam seu discurso de maneira leve e instigante, do mesmo modo que sua produção textual, igualmente rica em informação, clareza e ludicidade.

Em abril de 2018, a Secretaria de Cultura de Fortaleza por meio do Diretor da Gibiteca Municipal, Eduardo Silva Pereira, trouxe o autor à cidade para um círculo de palestras. Conhecido como um dos maiores pesquisadores brasileiros notadamente nas áreas de cinema, imprensa, quadrinhos e música, Gonçalo ministrou palestras na gibiteca de Fortaleza no dia 25 de abril, no auditório do curso de História (Universidade Federal do Ceará) no dia 24 e no evento Pop Retrô do Shopping Jóquei no dia 26, sempre com um momento para bate-papo, autógrafos e para lançar seu mais recente livro José Luis Salinas - Visionário dos Quadrinhos, publicado pela Editora Noir (Pronuncia-se No Ar).






















Reconhecido pelas biografias que tem produzido (E Benício criou a Mulher, Alceu Penna e as Garotas do Brasil, Versão brasileira Herbert Richers entre outras) possui ele mesmo, Gonçalo, uma curiosa biografia. Tendo testemunhado e tangenciado importantes momentos da história do Brasil. Com formação em Jornalismo e Direito, o autor do livro Guerra dos Gibis ressaltou, em depoimento ao Laboratório Espacial, a importância da Fonte para o trabalho jornalístico e de um contato olho-no-olho com esta. "Nada substitui o contato com a fonte", afirmou. Para o escritor ao mesmo tempo que as novas tecnologias facilitam o labor com a informação, podem fragilizá-la em termos de qualidade. Gonçalo falou também que há diferenças entre os jornalistas de cada geração mas que as novas tecnologias puseram todos diante de um cenário mercadológico nunca antes visto. No tangente às "Fake news" que provocam tanta repercussão o jornalista e escritor sugere desconfiança e sempre a busca e valorização do jornalismo sério.

Notadamente na palestra da Gibiteca de Fortaleza foi sentida a ausência dos estudantes de arte sequencial, literatura, comunicação e design dos cursos da cidade, um público que faz aulas, estuda e muitas vezes paga para ter acesso a informação e treinamento na área e que tem estado "alheio" ao excelente nível de palestras promovidas no rico espaço da Gibiteca. Chega a ser uma irresponsabilidade por parte dos estudantes da linguagem de quadrinhos ausentar-se de uma Master Class como é uma palestra de Gonçalo Junior.

Durante sua passagem pela cidade Gonçalo Jr visitou o sebo de discos do Seu Agustinho (no centro) e a loja Revistas & Cia (na Pontes Vieira) dois ambientes aqui da terra de José de Alencar riquíssimos em conteúdo para qualquer pesquisador na área da música e dos quadrinhos.
















José Luís Salinas - Visionário dos Quadrinhos, o livro recém lançado de Gonçalo Junior chega por meio de sua própria casa editorial a Editora Noir ( Editoranoir.com.br ) que tem no catálogo outras produções do próprio Gonçalo e de outros autores. Destaque nosso para a Biografia de Jack Kirby produzida por Roberto Guedes um dos editores/jornalistas mais famosos do fandom de quadrinhos; e Música e Boemia, a autobiografia perdida de Catulo da Paixão Cearense, um dos pais da canção caipira, autor de 'Luar do Sertão' e 'Caboca di Caxangá'. Catulo é um dos pouco conhecidos baluartes da cultura popular brasileira, importantíssimo para o cordel, literatura e música.

















Marcada pela irreverência dos temas e pelo refinado acabamento gráfico, a jovem (2017) Editora Noir mostra-se um achado no meio de um mercado editorial tão viciado, careta e engessado. Gonçalo, que tem já alguns novos projetos prontos para serem lançados diz que pretende continuar produzindo material para outras editoras além da NOIR mostrando o quão intensa é sua relação com a pesquisa e produção literária. Quem ainda não conhece o texto vívido e magnético de Gonçalo Junior pode aproveitar o lançamento desta biografia de José Salinas para tal. Outras obras do autor podem ser encontradas no site da Editora NOIR ou nas melhores "casas do ramo". Diferente de muitos escritores-pesquisadores, Gonçalo produz um texto informativo, culto e ao mesmo tempo amigável sem batentes de leitura e sem pedantismos acadêmicos. Diante de produções assim fica difícil largar o livro antes de chegar na última página.

https://www.editoranoir.com/visionario-dos-quadrinhos


MAIS:
Editora NOIR
Como escrever Biografias - Entrevista no programa Em Contexto (Apresentação de Edson Rossatto)
Gonçalo Junior (wikipedia)

https://www.editoranoir.com/
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2017/12/galep-100-anos-do-criador-grafico-de-tex.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário