sábado, 7 de abril de 2018

Antes do Pantera Negra



Nos anos de 1930, assim como as ondas do rádio, as tiras de jornal levavam aos lares as mais variadas narrativas ficcionais. Tiradas humorísticas com família e crianças, investigações policiais, westerns, ficção científica e aventuras fantásticas eram os contextos mais atrativos para os leitores. Neste cenário surgiu Mandrake (criação de Lee Falk e Phill Davis), um elegante mágico capaz de feitos incríveis (raramente explicados). E na tira de quadrinhos de Mandrake (distribuída pelo King Features Syndicate) o mundo foi apresentado a seu incrível parceiro: Lothar, descrito diversas vezes como "o homem mais forte do mundo". Este incrível parceiro do mago levantava Elefantes com uma só mão por pura diversão. Lothar ao lado de Mandrake enfrentou desafios dignos dos super-heróis, antes do termo "super-herói" sequer existir. No telefilme de 1954 o excelente ator Woody Strode deu vida ao personagem materializando seu incrível porte e elegância.



Nos anos de 1940 surgiu All-Negro Comics. Uma revista em quadrinhos produzida e editada por autores afro-americanos. Um dos personagens desta publicação poderia ser considerado precursor do Pantera Negra (1966) um herói que embora sem um traje especial era chamado de Homem-Leão.

Em 1965, estreia pela Dell Comics o que talvez seja o primeiro título de um Herói Negro em quadrinhos: Lobo. Exceto pela sua origem afro-descentente Lobo não tinha nada diferente da maioria dos mocinhos de western. Exímio atirador, cavaleiro e lutador, o herói estava sempre disposto a reparar uma injustiça usando suas diversas habilidades entre as quais a sagacidade.

Certamente há uma infinidade de heróis negros que precisam ser descobertos e listados. A recém adquirida fama internacional do Pantera Negra da Marvel (criação de Jack Kirby e Stan Lee) de certo modo é um estímulo para os leitores começarem a buscar  e valorizar também esses outros personagens.




Links:
Lothar - Mandrake Wiki 
Lothar (Museum of Uncut Funk)
Mandrake
Mandrake, TV Movie 1954 
First Black Super-Hero
All-Negro Comics
Lobo - Cowboy
Lobo (wikipedia)
Lobo (to read)
Abar, The Black Superman
Black Panther (Comic Book Character)
Black Panther (at Marvel.com) 











http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/p/quadrinhos.html

 
http://laboratorioespacial.blogspot.com/2017/05/jack-kirby-100-anos.html

2 comentários:

  1. Um desses personagens era o Waku, príncipe dos Bantus publicado pela Atlas nos anos 50, que lembra um pouco o Pantera
    http://marvel.wikia.com/wiki/Waku_(Earth-616)

    ResponderExcluir
  2. Fiz um post sobre cowboys negros e mencionei o Lobo, tinha também o The Chisholm Kid, que também conhecido no Museum of Uncut Funk
    https://quadripop.blogspot.com/2018/09/cowboys-negros-do-faroeste.html

    ResponderExcluir