quinta-feira, 29 de março de 2012

Uma Princesa de ontem, de hoje e de amanhã!


Para algumas das grandes histórias de ficção científica, ou de fantasia científica como preferem alguns, as 'Princesas' parecem ser um tema recorrente. Flash Gordon, Buck Rogers, Star Wars, o recente Avatar, todos esses e mais alguns fazem uso deste arquétipo modificando algumas características. Se analizarmos a fundo veremos que a personagem 'Sil' da filme série Spicies, Leeloo do Quinto Elemento, Alice de Resident Evil e a Tenente Ripley de ALIENS também trazem elementos das Princesas da Ficção Científica.

 Dejah Thoris é uma personagem que se enquadra neste perfil de personagem, uma Princesa em todas as acepções da palavra. Dona de uma beleza fora do comum, alia a suas características: coragem, habilidades combativas, um intelecto privilegiado e uma consciencia política que lhe conferem um distinção especial. Edgar Rice Burroughs, autor do livro Uma Princesa de Marte, criador da personagem guarda várias passagens do livro para descrever a beleza da Princesa de Marte e frequentemente ressalta a quantidade exígua de tecido a recobri-la notando que "nenhum aparato poderia aumentar ainda mais a beleza de sua figura perfeita e simétrica". Movida pelo dever ("Virtuosa, Bela, Nobre e bondosa" nas palavras de John Carter) a personagem é uma das forças que movimentam a Saga de Barsoom.


Embora o romance inicial da saga tenha sido produzido no ínicio dos anos 10 do século 20, e neste período a atuação feminina na vida política e social fosse um tando retraída com relação aos dias de hoje, Dejah Thoris surgia como novidade agindo como guerreira e líder dando a John Carter motivos para enxergar além do aspecto físico e além de sua falta quase absoluta de figurino. E por falar em figurino... Traci Lords, a atriz de filmes adultos, foi a primeira a interpretar a Princesa de Marte em película. O filme, Uma Princesa de Marte, lançado direto no mercado de video ( em 2009) trazia fracos efeitos especiais e uma equivalentemente fraca adaptação do livro. O ator brasileiro Antonio Sabato Jr encaixou-se muito bem no biotipo de John Carter, e embora sua Dejah Toris fosse uma ex-diva pornô, o figurino não favorecia em nada a sensualidade da personagem ou à química entre os atores. Uma curiosidade: os Tarks dessa versão não possuem quatro braços e John Carter não era um soldado da Guerra da Secessão, mas da Guerra do Golfo.

 O roteiro para o filme John Carter entre Dois Mundos (2012), adaptado pelo próprio diretor Andrew Stanton com auxílio de Michael Chabon e de Mark Adrews, consegue criar uma ponte entre a Dejah Thoris do romance original de 1911 e o público de hoje, pois se Dejah Thoris já era independente e forte naquela época, agora, em sua versão cinematográfica, ela é a síntese da mulher moderna: independente, forte, inteligente, guerreira. Pronta a ombrear a figura masculina em batalha, trocando a passividade pela ousadia. Lynn Collins, a atriz encarregada de dar voz a esta heroína, traz para o papel personalidade e sensualidade (mesmo com o equivocado figurino). Dona de um olhar cativante e de outros dotes igualmente atraentes, sua presença em tela não se resume a ser a ser uma mocinha-resgatável, ao contrário disto as crianças que se dispuserem a assistir à película voltarão para casa com um novo tipo de Mulher-Maravilha em mente, uma moderna, a cara dos dias de hoje, pronta para entrar na história e ir à guerra sem abrir mão daquilo que move seu coração.

MAIS:

Resenha do Filme John Carter Entre Dois Mundos
Trailer do filme Uma Princesa de Marte (2009) com Antonio Sabato Jr e Traci Lords

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2012/03/entre-dois-mundos-divertido-em-ambos.html

 
http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2012/09/aventureiro-de-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário