segunda-feira, 29 de setembro de 2014

KYRBIANS: A Pulsação do Rei ecoando pela Eternidade


Pode levar um tempo para um neófilo se acostumar com o traço estilizado e pungente de Jacob Kurtzberg – ou melhor, Jack Kirby. Pode ser inclusive que o leitor nunca venha a entender ou apreciar seu estilo. Mas, pode ser que, ao reservar-se o direito de uma mais cautelosa observação descubra o ritmo alucinante de suas cenas de ação, o movimento vívido e imersivo nas cenas cotidianas, o impacto de suas as transições e diagramações, a abrangência cósmica de suas páginas duplas e a grandiosidade dos universos criados por ele. E tudo isso com um lápis, um pincel e umas páginas de quadrinhos. Kirby não apenas escreveu e desenhou histórias: revolucionou o meio, criou tendências, gêneros e estabeleceu padrões seguidos até hoje.


Daniel Hdr é um artista de Porto Alegre que produz quadrinhos para o mercado norte-americano, mas possui um vasto currículo que vai desde aulas em Universidades a trabalhos para agencias de publicidade, apresentação de podcasts, videocasts e além. Não é um artista que se possa denominar com um só adjetivo ou determinar por meio de uma atividade apenas. Hdr é um agitador dentro do meio dos quadrinhos – talvez partilhe com Kirby o mesmo tipo de energia cinética irrefreável própria dos criativos  e partiu dele e do Estúdio Dínamo a iniciativa de tão merecida homenagem.


Kirbyans é o nome da galeria online no Tumblr que reúne artistas brasileiros (selecionados por Hdr) desenhando personagens criados ou co-criados por Jack Kirby. Cada autor reconhece ter sido influenciado em algum ponto pelo trabalho deste Mestre e aqui tem uma pequena oportunidade de prestar seus devidos respeitos e homenageá-lo. Para muito além do tributo, a galeria traz personagens famosos e personagens esquecidos, criações diversas que retornam as rodas de conversa e reavivam na memória o fato de que, assim como o Rock, os Quadrinhos também possuem seu REI! 

Clique aqui para visitar a galeria KIRBYANS




Nenhum comentário:

Postar um comentário