segunda-feira, 15 de maio de 2017

DEUSES, MITOS E UFOS (por Jack Kirby)


A matéria a seguir foi publicada originalmente na revista "novo Capitão América" Nº20 (1976) Editora Bloch Infanto Juvenil.





Naturalmente alguns de nós, nesses dias de tecnologia avançada, parecemos pensar que já resumimos tudo. Mas as vendas de livros e artigos que especulam sobre o desconhecimento do nosso universo aumentam diariamente. Nós ainda estamos empolgados com a fantástica possibilidade de fazer uma conexão entre os elementos do passado e os do presente, que eu acho que teriam uma importante relação com o nosso futuro.


O que estamos procurando nesse desconhecido? O que eles representam que frustra todas as interpretações? Parece que — em algum lugar de nossa constituição coletiva — há uma dimensão perdida que busca definição, uma necessidade de orientação onipresente dos seres de poder ilimitado, um desejo ardente de contato pessoal com os céus, uma curiosidade voraz de procurar as estrelas para ... o quê?

"Esta", como dizia Shakespeare, "é a questão". Que instinto é este que nos traz os mistérios insolúveis ainda encerrados na Terra Mãe para fazer um fetiche do invisível que repousa além de nossos céus? Será que temos alguma espécie de paralisia coletiva que nos desarma toda vez que há fenômenos celestes envolvidos?

Não é estranho que nossos deuses e deusas mitológicos vivam "acima daqui" — em oposição aos terríveis espíritos e demônios que residem no calor, centro ardente das regiões abaixo daqui? Será que alguma parte de nós tem suas raízes no espaço profundo? Somos nós descendentes de outras espécies estranhas a nosso planeta? Eis novamente a eterna questão!
Porque há esta monstruosa obsessão com o céu?

Apesar dos numerosos discos voadores e das intrigantes especulações em relação aos artefatos deixados pelas civilizações mortas, a opinião deste escritor é que as verdadeiras revelações que vão descobrir as nossas origens são ainda um problemas para um futuro distante. Nossa capacidade de alcançar a verdade é infelizmente bastante limitada em nossa época.

A esperança repousa com a evolução dos instrumentos forjados pela tecnologia diversificada de hoje. Quando eles já tiverem alcançado o estágio adequado, vão guiar nossas mãos para a verdade.

Evidentemente, esse vai ser um tempo importante para nossos descendentes. O que esta simples verdade pode prometer para a humanidade será sua questão. Nós seremos fantasmas do passado, talvez contribuindo para a complexa e misteriosa sociedade que o homem deixa atrás de si sem sua passagem através dos anos.

Como seria irônico testemunhar os tristes rituais de um culto ao Homem-Aranha em 2540 a.D. — ou estar presente na força olímpica mantida em honra de Hulk. Novos mitos criados no século XX, e disseminados pela imprensa por todo o mundo, podem muito bem alargar o enigma gigante que é a humanidade e fazer coisas muito mais difíceis de decifrar.

Mas nós não precisamos nos preocupar com isto. Nós teremos bastante tempo com o tiquinho de verdade já em nosso poder, e espaço para fantasiar o resto.

Vamos desenterrar os potes da antiguidade e as estátuas lascadas e meditar sobre os símbolos místicos que nos dão uma responsabilidade.

Eu penso que um outro meio mais racional de adivinhar a verdade possa ser encontrado no puro entretenimento — como ler Os Eternos. Alguma coisa está lá, perfeitamente! Algo possivelmente fora de alvo. Mas uma coisa é certa, você não se aborrecerá! De fato, você se absorverá na diversão que mantém o interesse em algumas das reais grandiosidades dos livros de história.

Jack Kirby
Criador do Capitão América
(e mais 400 outros personagens)


MAIS:
Top 10 Thoughts About Jack Kirby
The Marvel Memories of Jack Kirby's Son 
What we've have been reading: The Eternals
Lee and Kirby as Writers 
Os Deuses e Heróis de Jack Kirby

http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2017/05/jack-kirby-100-anos.html

6 comentários:

  1. Olha esse texto:
    http://prataebronzecomics.blogspot.com.br/2014/11/os-deuses-e-herois-de-jack-kirby-greg.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande dica :) O material é bem completo. Certamente será ótima referência para materiais vindouros :) Obrigado pela colaboração, Quiof.

      Excluir
    2. De nada, no meu blog postei sobre o filme Argo, além de Thundarr e Homem-Aranha, entre outros.

      https://quadripop.blogspot.com.br/search/label/jack%20kirby

      Excluir
  2. Esse blog lista vários exemplos na obra do Kirby antes e depois do Von Daniken Alien Explorations - Jack Kirby
    Mais sobre a teoria do antigo astronauta
    http://mundotentacular.blogspot.com/2010/05/eram-os-deuses-cthulhu.html

    https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/AncientAstronauts

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_astronauts_in_popular_culture

    ResponderExcluir
  3. Mais uma postagem sobre Kirby e os antigos astronautas:
    Brief history of Ancient Aliens in Pop Culture & Comic Books (with Jack Kirby) by Alex Grand

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://comicbookhistorians.com/brief-history-of-ancient-aliens-in-pop-culture-comic-books-with-jack-kirby/

      Excluir