segunda-feira, 26 de março de 2018

20 anos da Estonteante Mulher-Estupenda! (por JJ Marreiro)




















1998 criei um quadrinho em estilo cartum chamado "A Estonteante Mulher-Estupenda". As publicações independentes na época eram bem rústicas, reproduzidas em xerox e distribuídas para um público reduzido — não intencionalmente. Sua primeiras duas edições traziam textos e imagens que remetiam à Era de Ouro — a Mulher-Estupenda foi imaginada como uma versão brasileira para uma personagem que nunca existiu: The Stunning Woman. O nome foi inspirado por títulos como Astounding Stories, Tales to Astonish e similares. Do mesmo modo surgiu o nome do parceiro juvenil, o Rapaz Assombroso.

A medida que as aventuras eram escritas surgiam novos desafios e personagens como os vilões: Dr Diávolo (um cientista maluco nos moldes clássicos), O Espião da Nação Inimiga (que como diz sua alcunha trata-se de um espião a serviço de uma nação que é qualificada como inimiga). Com o tempo a Mulher-Estupenda encontrou poderosos aliados e tornou-se membro importante de um grupo chamado Esquadrão dos Super-Heróis.

Com histórias produzidas para publicação em fanzines, a Mulher-Estupenda acabou aparecendo em vários lugares: Clube dos Heróis, Manicomics, Heróis Forever, Castelo das Recordações e alguns outros sabotados pela memória fraca. Via web, a personagem acabou ganhando mais leitores em sites como o projeto HQNado (de Marcos Gratão), Armagem.com agora renomeado para HQBrasil e também no site de scans Banca dos Gibis Brazucas.







 






Já são 20 anos de existência com pouquíssimas aparições editoriais de distribuição nacional, mas é melhor manter o eufemismo quando o assunto é o mercado editorial impresso. Os contratempos porém não impediram o crescimento do número de leitores da personagem. Neste ano de 2018, a Professorinha Estupenda (apelido carinhoso conferido pelo Mestre Julio Shimamoto) completa 20 anos e a primeira comemoração foi uma matéria redigida pelo amigo e também autor e editor Dennis Rodrigo Oliveira. Esta matéria do Dennis deu início a uma série de movimentos que não estavam previstos. Então, é bem possível que mais coisa da Mulher-Estupenda venha à tona no rastro das comemorações. As postagens relacionadas serão listadas abaixo a exemplo do que foi feito pelo Laboratório Espacial na celebração dos 100 anos de Jack Kirby. A todos os que já leram as HQs da Mulher-Estupenda um grande obrigado e aos que estão conhecendo agora a personagem bem vindos ao clube, pelo jeito vem algumas novidades por aí, então fique ligado e obrigado por visitar nosso Laboratório de ideias e produções!
JJ Marreiro
http://www.hqbrasil.xyz/gibiteca/A%20Mulher%20Estupenda/
Cartunista e Ilustrador
(Criador da Mulher-Estupenda,
Beto Foguete, Lucy & Sky, Zohrn,
As Garotas da Selva, Colt Malone,
Cheese-Men, Primordials e mais
três ou quatro dezenas de personagens)


http://impulsohq.com/artigos/os-20-anos-da-mulher-estupenda/



Links:
Mulher-Estupenda para ler ONLINE (HQBrasil)
Mulher-Estupenda no Guia dos Quadrinhos
Mulher-Estupenda no SANTUÁRIO (solo sagrado da nerditude)
Mulher-Estupenda no site HQQuadrinhos
Mulher-Estupenda (pra download na Banca dos Gibis Brazucas)
Astounding Stories
Entrevista com JJ Marreiro na Fanzinoteca Mutação
Pulpmags
The pulp Magazine Archieve
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário