segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Capitão Rapadura: Coração Brasileiro - Saiba Como Foi!



 "Cê viu a arte do Fulano?"
“Vi. Genial! Olha esse estilo aqui!”
“Viu esse cara?! Tu acredita que esse cara desenhou o Capitão Rapadura?!”
“Eu nunca imaginaria ver o Capitão do traço do Sicrano, ficou muito irada!”
“Hahaha! Olha esse aqui que maneiro!”
“Olha esse artista! Eu sou muito fã dele!”

Esses pequenos comentários somados a palpitações, sorrisos e olhos brilhando — aconteceram durante a estréia da exposição Capitão Rapadura: Coração Brasileiro. Artistas de diversos estados participaram de uma homenagem ao personagem criado pelo cartunista Mino.

Diversos estilos de ilustração, diversas técnicas, diversas visões reinterpretando o herói que tudo atura. A exposição iniciou às 8h do sábado 25 de janeiro como programado celebrando duplamente o Dia do Quadrinho Nacional (oficialmente 30 de janeiro) e os 43 anos da Biblioteca Dolor Barreira, sede da Gibiteca Municipal de Fortaleza. A exposição organizada por JJ Marreiro teve apoio do Fórum de Quadrinhos do Ceará e da Diretoria da Biblioteca na pessoa da Profa. Herbenia Gurgel sem a qual diversos eventos de quadrinhos teriam sido impossíveis.

 
O Título da exposição “Coração Brasileiro” foi escolhido pelo acolhimento que o personagem tem tido desde os anos 90 em todo o país. O humor, o bom-mocismo, a responsabilidade social e a consciência política registrada em suas aventuras conferem a ele um caráter humano e uma personalidade própria responsável por boa parte do seu sucesso.


A exposição ocorre na esteira das comemorações de 40 anos do personagem que ganhou um álgum especial editado pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará e Armazém da Cultura, uma nova revista em formatinho “Capitão Rapadura-série ouro”, além de retornar as tiras de jornal diariamente. A maior parte dos eventos da comemoração aconteceu de modo espontâneo com os artistas se mobilizando para que o aniversário não passasse despercebido. Enquanto o álbum envolve apenas cearenses, a Exposição reúne artistas que não estão no álbum aliados a artistas de projeção nacional e internacional. A exposição, embora tendo sido planejada com certa antecedência só foi anunciada na semana do evento DQN: 2014. Os artistas participantes só foram anunciados 3 dias antes e nenhuma arte foi divulgada até 25 de janeiro, fazendo com que as imagens gerassem grande surpresa no público. Fãs do quadrinho brasileiro foram brindados com artes de alguns dos mais importantes representantes da Arte Sequencial no país conferindo à celebração do DQN 2014 um caráter mais amplo, pois se não havia patrocínio para trazer convidados, entretanto havia simbolicamente a presença de todas as vertentes de gêneros e estilos dos quadrinhos brasileiros.
 

Exposição Capitão Rapadura: Coração Brasileiro
25/jan a 01/fev
Biblioteca Dolor Barreira
Av. Universidade 2572
Fortaleza-CE

ARTISTAS:

Jean Okada;  Jean Sinclair;   José Carlos Braga;   Júlia Pinto;   Laudo Ferreira Jr;  Lorde Lobo;    Netho Diaz ;    Octávio Cariello;    Omar Viñole;
Robson Albuquerque;    Romahs; 
Walber Feijó;    Will;


Nenhum comentário:

Postar um comentário