sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Endereço Provisório: Mesa 36 (por JJ Marreiro)




Primeiro peço desculpas pelo tom mais pessoal da postagem que segue, mas achei que seria a melhor maneira de retratar a GEEK EXPO 2017. Note que o seguinte não é uma análise do evento como um todo e não me deterei a comentar toda sua gama de atrações, embora precise dizer que eram muitas e que vi muitas pessoas felizes com as palestras, stands, atividades, games etc. Também vi muitos Pais (e Mães) acompanhando seus filhos e curtindo juntos o espaço do evento. Dito isto. Segue a aventura:

 
Por dois dias seguidos (28 e 29 de outubro/2017) mudei meu Quartel General para um novo (e adorável) campo de batalha: a Mesa 36 do Artist Alley da Geek Expo 2017. Onde tive o prazer de partilhar espaço com Alexandro Nascimento, Blenda Furtado, Brennda Lima, Daniel Brandão, Daniel Costa, Georgia Demi Kerbage, Geraldo Borges, Jean Sinclair, Pow Rodrix,Victor Vladimir, Vitor Cafaggi e mais duas dezenas de feras da ilustração e dos quadrinhos.



Minha missão era apresentar as pessoas personagens como Mulher-Estupenda (criação minha), Fantasma Escarlate (criação de Fernando Lima), Capitão Gralha (de Fco Iwerten) e alguns outros materiais sob formato de quadrinhos. livros, cards e posters. Em meio a isso, trocar uma ideia com os leitores e com os fãs de cultura pop sobre todo esse universo fantástico que nos rejuvenesce e alimenta nossos sonhos.



Nesse meio tempo fui convocado para um bate-papo com o Prof. Geraldo Jesuíno, Daniel Brandão e Geraldo Borges a respeito da Oficina de Quadrinhos da UFC e os rumos criativos das Histórias em Quadrinhos. A Oficina é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará iniciado em 1985 e que foi responsável pela formação de muitos artistas no estado do Ceará, publicando seu material, realizando pequenos eventos, ministrando cursos, treinamentos e estimulando a pesquisa e difusão da arte sequencial como um todo. O projeto criado pelo Prof. Geraldo Jesuíno foi inspirado por uma disciplina ofertada ao Curso de Comunicação e que acabou ganhando maior amplitude ao constituir-se como projeto de extensão e criar um canal de troca entre universidade e comunidade. Geraldo, Daniel e eu passamos pelos bancos da Oficina como alunos, monitores e professores e como vários outros artistas acabamos herdando, de certo modo, o DNA da Oficina.



Durante a Geek Expo 2017 ocorreu também a entrega do Troféu Al Rio nas categorias: Destaque Nacional - Vitor Caffaggi; Honra ao Mérito -Silvyo Amarante; Revelação - Blenda Furtado; Destaque Local - Prof. Geraldo Jesuíno; Destaque Internacional - Geraldo Borges. Em tempo Al Rio (1962-2012) —o artista que dá nome ao Prêmio— foi um dos mais profícuos desenhistas de quadrinhos do Ceará, tendo sido pioneiro no mercado norte-americano e europeu, abrindo portas para muitos outros e, acima de tudo um guerreiro incansável e um ser humano generoso e decente.

 
De fato, a Geek Expo 2017 foi movimentadíssima e, como sempre, cheia de energia positiva. Pude sentir isso atravéz das pessoas maravilhosas que conheci e que passaram pela mesa 36, fosse para trocar uma ideia sobre Star Wars, Strange Things ou McGyver ou mesmo para falar (e ouvir) histórias sobre os quadrinhos e sua produção. Alguns momentos especiais do meu endereço no Artist Aley foram ligados aos personagens qua saltaram das páginas dos quadrinhos e apareceram por lá para dar um abraço, como o Oliver Quenn (Felipe Couras) acompanhado da bela Wingraty Kelly (Black Canary), o Paulo "Wolverine" e toda uma turma fabulosa que incluía Super-Girl, Homem-Aranha, Justiceiro, Mulher-Maravilha, Superman, Harley Quinn etc.

No player abaixo vc escuta a entrevista concedida à Band News FM durante a Geek Expo 2017.





Eventos voltados para a cultura pop são importantes por vários motivos: pela oportunidade de negócio para vendedores de livros, quadrinhos e colecionáveis, para os fãs que encontram produtos raros, podem encontrar também seus artistas, dubladores e youtubers favoritos —e graças ao porte menor do evento, podem inclusive conversar com seus ídolos, bem como conhecer artistas e publicações novas ou diferentes. Num estado como o Ceará onde Forró e Futebol movimentam um público massivo, a importância de opções de entretenimento sadio e cultural são extremamente bem-vindas. E se eventos como a Geek Expo são valiosos para a cultura local e para os fãs, são preciosos também para os artistas pois é em momentos assim, como os vividos na minha mesa, que nós, artistas encontramos as pessoas mais importantes para nosso trabalho: nosso público.



Obrigado ao Miguel Felício e a Larryssa Lima, a todos os organizadores da Geek Expo, meus amigos artistas e expositores e em especial a todos aqueles que emprestaram um pouquinho de seu tempo para prestigiar o JJ Marreiro e seus quadrinhos em seu endereço provisório, a mesa 36 do Artist Alley. Um Grande Obrigado a todos e continuem acompanhando o Laboratório Espacial que vem novidade por aí.




http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2017/02/laboratorio-espacial-na-feira-livre-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário