domingo, 3 de junho de 2018

As Faces de Hércules: Reg Park





















Reg Park (1928-2007). Nascido em Yorkshire, Inglaterra, Reg Park dedicou-se ao futebol até os 16 anos quando diante de uma lesão precisou fazer fisioterapia e nesse contexto teve os primeiros contatos com a musculação. Após o serviço militar, Reg Park começou a participar das competições de fisiculturismo. Treinava em casa, em condições precárias e mesmo durante o pesado inverno. Sua garra e persistência renderam a vitória do Mr Grã Bretanha (1949). Em 1950 no Amateur Mr Universe de Londres, Reg Park ficou com o título de Vice-Campeão perdendo por pouco para o já famoso Steve Reeves. Neste mesmo ano venceu o Mr Europa. Foi três vezes Mr Universo: 1951, 1958 e 1965.

Considerado um precursor do bodybuilding moderno, Reg Park é uma Lenda do Fisiculturismo tendo influenciado atletas como Arnold Schwarzenegger, Samir Bannout, Anthony Catanzaro, Boyer Coe e Marvin Eder. Reg Park era muito carismático, isto aliado a sua grande massa muscular e enorme força chamaram a atenção dos produtores cinematográficos. Deste modo o atleta Reg Park eternizou-se tampém no cinema emprestando sua poderosa estampa para personagens como Hércules, Maciste e Ursus.


















Filmografia selecionada:

-Hércules na conquista da Atlantida, 1961 (Título original: Ercole alla conquisti di Atlantide, aka Hercules and the captive Women). A contra-gosto, Hércules acaba integrando uma empreitada conduzida por seu amigo Androcles, Rei de Tebas, para investigar o surgimento de uma terrível e enigmática ameaça prevenida pelo oráculo.

-Hércules no Centro da Terra, 1961 (Ercole al centro de la Terra aka Hercules in the Haunted World, Hercule contre les Vampires). Na França, o filme foi chamado Hércules contra os Vampiros, certamente por conta da presença de Christopher Lee (o mais famoso Drácula do cinema) como vilão. Hércules e Teseu confrontam Lyco e suas forças sobrenaturais depois que ele enfeitiça a consorte de Hércules, Dejanira, e assume como regente o trono da Ecália.




-Hércules o prisioneiro do mal/ Ursus, Prisioneiro de Satanás, 1964 (Ursus il terrore dei Kirghisi) Originalmente o herói se chama Ursus, por motivos comerciais, foi rebatizado de Hércules, para a distribuição nos Estados Unidos. Objetivamente não é um filme de Hércules, mas vale a curiosidade.
Na trama o herói se vê diante de uma série de misteriosos assassinatos cometidos por um terrível monstro.

-Hércules - O Vingador, 1965 (La Sfida Dei Giganti)
Após a morte do marido, a Rainha Leda de Siracusa é assediada pelos Reis dos países vizinhos. Para ver-se livre das inconvenientes investidas desses oportunistas, a Rainha alia-se a Anteu, filho da Deusa Gaia. Hércules precisará enfrentar vários desafios para limpar seu nome e salvar o espírito de seu filho, Xanthus, aprisionado no mundo inferior.


 










-Maciste nas Minas do Rei Salomão, 1964 - Este título está aqui mais como uma menção honrosa, já que não se trata de um filme de Hércules. Maciste foi um personagem que nasceu e ganhou fama dentro do gênero Espada e Sandália. Surgido como personagem secundário no épico Cabíria (1914), Maciste era um escravo de força sobre-humana e chamou tanta atenção do público que estreou 26 filmes entre 1915 e 1927, sempre interpretado pelo ator  Bartolomeo Pagano. Além de Reg Park outros "Hércules" também encarnaram Maciste: Alan Steel (Sergio Ciani), Mark Forester e Scott Gordon.
Na trama do filme Maciste surge para prestar ajuda ao amigo Abucar, diante de um golpe de estado na cidade de Zimba, onde ficam as preciosas minas do Rei Salomão. Os novos regentes massacram e escravizam as aldeias e cidades vizinhas, forçando os sobreviventes a trabalhar nas Minas até a morte.


Referências:
Reg Park na Wikipedia
Reg Park - mundo boa forma
Reg Park The Legend (youtube)
Reg Park: Hércules na Conquista da Atlântida (1961)
Reg Park: Hércules no centro da Terra (1961) - imdb
Reg Park: Hércules no centro da Terra (1961) - devildead
Reg Park Diet for a Classic Physique
Lou Ferrigno: The Adventures of Hercules II (1985) - shamelesspile
Maciste (wikipedia)
Peplum TV - youtube
Hercules Charlton (comicbook plus)
Lista dos Filmes de Hércules - wikipedia
Peplumtv.com

http://laboratorioespacial.blogspot.com/2018/06/as-faces-de-hercules-mark-forest.html








http://laboratorioespacial.blogspot.com/p/quadrinhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário