sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Feliz Aniversário, Buck!











O Herói espacial Antony Buck Rogers surgiu na revista pulp Amazing Stories em Agosto de 1928, criado pelo escritor Phillip Francis Nowlan. É importante registrar que as pulp magazines eram um entretenimento popular e uma fonte criativa para o universo das tiras de jornal numa época em que as revistas em quadrinhos anda não existiam. E este foi o exato caminho trilhado pelo personagem. Em 1929 ele estreia nas tiras de jornal com arte de Richard Calkins. A receptividade do trabalho abriu novas possibilidades fazendo com que em 1939 o herói espacial chegasse aos cinemas no serial "Buck Rogers", estrelado por Buster Crabbe (ator de ação que também interpretou Flash Gordon).

No anos de 1932 Buck Rogers teve aventuras dramatizadas em um popular programa de Rádio a exemplo de personagens como Sombra e Super-Homem.

Quando as revistas em quadrinhos surgiram, lá estava ele: estampando a capa da revista Famous Funnies (uma das primeiras publicações no formato comic book), da década de 1930. Ao lado de Flash Gordon, Buck Rogers foi responsável por inspirar o surgimento de toda uma leva de heróis espacias fazendo deste modo surgir um subgênero da ficção científica. A popularidade do personagem no meio editorial foi cheia de altos e baixos merecendo destaque para as fases nas editoras Golden Key (anos 60) e Dynamite anos 2000).

De 1979 a 1981 a série Buck Rogers no século 25 atualizava o personagem aproveitando a onda de produções sci-fi que surgiram com o sucesso de Guerra nas Estrelas. Gil Gerard e Erin Grey dão vida a Buck Rogers e Wilma Deering numa série de histórias cujo tom é de aventura em cenários espaciais. A série exibida pela Rede Globo tinha muita popularidade e segue aí um episódio para celebrar o aniversário do Capitão Buck Rogers, o pioneiro da Ficção Científica nas tiras de Jornal.








MAIS:
Heróis do Espaço!
Buck Rogers - Wikipedia
Buck Rogers in the 25th Century (2013, Howard Chaykin)
Buck Rogers (1929, comic strips)
Buck Rogers on Radio (wikipedia)
Buck Rogers (o programa de rádio pra ouvir)
Buck Rogers in the 25th century (imdb)
Buck Rogers au 52ème siecle
Women of Buck Rogers 1
Women of Buck Rogers 2
Buck Rogers tvseries images (pinterest)
Buck Ropgers History and Evolution

Buck Rogers no Quadripop (em português)

Pra assistir:
Buck Rogers 1939 serial Chap 7 -12
Planet Outlaws (serial de 39 editado como filme)

http://laboratorioespacial.blogspot.com/2010/04/herois-do-espaco-homens-do-espaco.html
http://laboratorioespacial.blogspot.com/2018/06/os-codigos-de-ur-uma-viagem-atraves-das.html

5 comentários:

  1. Maravilhoso! Sempre me esqueço que estes heróis da literatura ou HQs geralmente são criados nos anos anteriores à sua apresentação ao público. Queria ver a versão de 1939 do cinema, com Buster Crabbe.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Sempre me esqueço que estes heróis da literatura ou HQs geralmente são criados nos anos anteriores à sua apresentação ao público. Queria ver a versão de 1939 do cinema, com Buster Crabbe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planet Outlaws é um longa metragem editado em 1953 e lançado na TV à partir do serial (Matinê) de Buck Rogers filmado em 1939 e exibido nos cinemas na época. ESte é famoso serial de Buster Crabbe interpretando o herói espacial Buck Rogers , que nos quadrinhos foi predecessor de Flash Gordon.
      https://www.youtube.com/watch?v=mGmHqnZZVeE

      Excluir
  3. Viagem Fantástica(dublagem original):
    https://www.youtube.com/watch?v=ZB42VXYyLQw

    https://www.youtube.com/watch?v=E5wm-G30zgU

    https://www.youtube.com/watch?v=tLViW9nmYN0

    Thunderbirds dublado:
    https://www.youtube.com/watch?v=SvHOWuwuUrs

    ResponderExcluir