terça-feira, 11 de outubro de 2022

1ª Mostra Sesc HQs Pacoti

 

Aconteceu no dia 10 de novembro o jantar de lançamento da 1ª Mostra Sesc HQ Pacoti, que acontecerá de 14 a 16 de outubro. Presentes ao evento estavam artistas da área, representantes do Sesc e autoridades, que vieram prestigiar este, que promete ser um importante marco na história das HQs no Ceará.


Entre os presentes, tivemos as falas do prefeito de Pacoti, Marcos Venicios Norjosa Gonzaga, do gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins e do presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, que foram unânimes em ressaltar a importância cultural dos quadrinhos como manifestação artística e a necessidade de reconhecer os artistas locais.


A Mostra é parte da iniciativa do Sesc de valorizar as aptidões culturais das regiões Cearenses mostrando que o Ceará tem diversidade e pluralidade cultural, nas mais diversas formas e linguagens, seja através da cultura de tradição, como também através de manifestações artísticas contemporâneas. o formato tem inspiração nos grandes eventos mundiais voltados para as Histórias em Quadrinhos, principalmente os que ocorrem na Europa e África. O acesso será totalmente gratuito e o publico poderá visitar exposições e participar de oficinas e palestras, com a participação de quadrinhistas nacionais e internacionais.



Durante os três dias do evento, o público poderá visitar exposições, participar de oficinas e assistir a consertos desenhados. Haverá ainda palestras e uma banca de quadrinhos. No dia 14/10, a partir das 15h30, acontece o lançamento do livro “Além das Frentes”, que tem a curadoria do quadrinista Klévisson Viana. O livro é baseado no disco de mesmo nome, do músico, escritor e compositor Eugênio Leandro Costa. No mesmo dia, as 16h30, no Polo de Lazer de Pacoti, acontece a palestra “Festival de Quadrinhos” com o ilustrador Angolano Tche Gourgel, criador do Festival Luanda International Cartoon, e o ilustrador Português, Paulo Monteiro, diretor do Festival Internacional de Quadrinhos de Beja.

No sábado 15/10, de 10h as 12h da manhã, acontecem na Escola Municipal São Luiz as oficinas “Criação de Personagens" e “Como Fazer Tirinhas” com os artistas Lara Nicolau e Daniel Brandão, respectivamente. No último dia do evento, 16/10, o cartunista cearense Mino Castelo Branco, criador do Capitão Rapadura, o primeiro super-herói cearense, recebe o Troféu Luiz Sá.

O Ceará já tem nomes de grande destaque nos quadrinhos e outras cidades do interior, como Limoeiro e Itapipoca, exportam talentos para o mercado internacional, mas para Alemberg Quindins, Pacoti tem potencial de se tornar a cidade dos quadrinhos cearenses. “Durante a programação da Mostra, o Sesc vai realizar a assinatura de um convênio com o Ecomuseu de Pacoti. Essa parceria irá viabilizar a promoção do HQ através de oficinas, palestras e exposições durante o ano todo. Nós vamos inserir murais na cidade trazendo a arte dos quadrinhos para a paisagem urbana, além disso, o Sesc vai fazer a doação de uma Gibiteca especializada para o ecomuseu de Pacoti”, destaca o gerente de Culturas do Sesc.

Nenhum comentário: