terça-feira, 31 de janeiro de 2023

DQN - O Dia do Quadrinho Nacional !

 


O Dia do Quadrinho Nacional é marcado pela publicação da primeira HQ feita NO Brasil, portanto celebra o Dia do Quadrinho Brasileiro. Esse quadrinho, academicamente entendido como um proto-quadrinho, foi As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte. 
 
As matérias e reportagens referindo-se a um "Dia Nacional do Quadrinho" estão todas equivocadas...erradas pra ser bem direto... ou melhor, estão colossalmente mal informadas! Já que um "Dia Nacional do Quadrinho" celebraria TODOS os Quadrinhos, não apenas o Quadrinho Brasileiro. E o propósito da data é homenagear o Quadrinho Nacional, o Quadrinho Brasileiro.
 
E por que defender o Quadrinho Brasileiro? Porque diante do aparato que cerca os quadrinhos japoneses e americanos , o Quadrinho Brasileiro ainda tem muito o que crescer em credibilidade, visibilidade e força de mercado. Corporações como Warner e Disney se alimentam da criatividade que pulsa nas HQs. No Brasil, muitos Quadrinhos dependem apenas dos esforços de produção, propaganda, venda, distribuição empilhados nas costas de uma só pessoa: o autor. Há exceções... pontuais.
 
O Dia do Quadrinho Brasileiro é o momento para olhar para o quadrinho feito no Brasil, para autores, para o cenário, para as oportunidades ... E revezes! Não é um dia para fechar os olhos, ao contrário disso é um dia para abrir mentes, ALERTAR a população que existem Quadrinhos feitos no Brasil. E isso é necessário porque que, em geral, o público não conhece nada de quadrinho brasileiro (exceto, talvez, Turma da Mônica). 
 
Então por redundante que pareça faz-se necessário falar do Quadrinho Brasileiro, principalmente no seu Dia. Um Dia do Quadrinho Brasileiro e NÃO um dia brasileiro qualquer de um tipo de quadrinho qualquer. Lembre-se: No Dia 30 de Janeiro se comemora o Dia do Quadrinho Nacional !
 
Quadrinhos Brasileiros que eu recomendo:
O BOI DAS ASPAS DE OURO - Flávio Colin (ou qualquer coisa do Flávio Colin)
REVOLTA DA VACINA - André Diniz
YESHUA - Laudo Ferreira & Omar Viñole
 
Para crianças:
LAÇOS - Victor e Lu Caffagi
PAVOR ESPACIAR - Gustavo Duarte
PENADINHO: VIDA - Paulo Crumbim & Cristina EIko
 
Obrigado pela visita e volte sempre.
Ass. JJ Marreiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário