sábado, 11 de abril de 2020

Conheça: Seis Persongens de JJ Marreiro














Olá, amigos, aqui é o JJ. Aproveitando uma brincadeira que surgiu na rede social Instagram, resolvi listar seis, entre minhas várias criações de quadrinhos, para apresentar a novos amigos que ainda não conheciam meu trabalho. Obviamente essa apresentação serve a vários propósitos, inclusive pra falar uma dicas sobre criação de personagens. E eu acredito que a gente precisa, sempre que possível, colaborar para a difusão do conhecimento a respeito da criação e produção de quadrinhos, porque isto é um modo de expandir o interesse das pessoas e o próprio mercado dos quadrinhos. E já que estou falando de dicas, aqui no blog tem mais dicas em links abaixo dessa matéria.

Primeira dica é apresentar o personagem sem estragar a leitura de suas aventuras, ou seja, resumir uma parte importante de quem é o personagem sem dar spoilers. Você verá abaixo seis exemplos disso. E pra quê isso serve? Bem, serve pra você apresentar o personagem e deixar um ar de curiosidade para o leitor buscar as aventuras para ler.

Segunda dica: Cada personagem precisa ter uma sintonia com o tipo de história que você produz com ele. Isso significa uma sintonia de traço, uma sintonia de expressões e uma sintonia visual. Na verdade é bem óbvio, porque o ideal é que um cowboy pareça um cowboy e um herói espacial pareça um herói espacial. A grande sacada é que o inverso pode acabar funcionando muito bem principalmente se você quiser trabalhar o aspecto do humor.

Terceira dica: O melhor jeito de ver se um personagem funciona é colocá-lo numa história ou tira. Muitos autores iniciantes criam uma grande quantidade de personagens, mas os deixam restritos a fichas no estilo "poderes e armas". O personagem passa a existir de fato, de verdade, quando aparece num quadrinho ou tira. Alguns desses personagens abaixo ainda não tem aventuras online mas já sofreram seu batismo de fogo e logo todos estarão na nossa área de quadrinhos aqui do blog (alguns já estão lá. O link para  área de quadrinhos online está no fim da matéria). E agora que deixei três dicas por aqui, confira o visual e uma sinopse sem spoilers de seis de meus personagens (Tá, As Garotas da Selva são duas,então a rigor seriam 7 personagens, mas deixei o número 6 para não mudar a brincadeira que começou no Instagram).



Beto Foguete: Ex-piloto da segunda guerra se vê aprisionado num futuro repleto de criaturas, incríveis tecnologias e planetas exóticos.











Mulher Estupenda: Ao receber um medalhão que lhe concede poderes estupendos a jovem professora Carol Rosas passa a usar esses poderes para ajudar as pessoas.
 
HQs Online neste link, várias.









Judocão: Após ser treinado em Artes Marciais, Rabicho, o humilde cachorrinho da raça pop nord (cão popular do nordeste) torna-se ajudante de um grande super-herói. (Numa versão anterior, Rabicho se chamava Joli).









Colt Malone, um bravo do Oeste: Uma família de colonos é massacrada por um desalmado pistoleiro que traz uma cicatriz à esquerda de sua face.
Esta cicatriz é a pista que Colt persegue, através do Oeste Selvagem, para fazer justiça e realizar sua vingança.
 










As Garotas da Selva em Apuros: Abandonadas a um fim inglório, duas crianças são resgatadas por um poderoso Chefe e recebem poderes especiais para se tornar protetoras da Selva.

HQs online neste link, várias.







Zohrn: O Elfo-ranger mais casca-grossa desse lado da fronteira... E do outro também.












 Instagram: @jjmarreiro
http://laboratorioespacial.blogspot.com/2016/07/criacao-de-personagens-por-jj-marreiro.html
http://laboratorioespacial.blogspot.com/2016/07/criacao-de-personagens-por-jj-marreiro_22.html 
http://laboratorioespacial.blogspot.com/p/quadrinhos.html

 

Um comentário:

  1. AS MULHERES DA SELVA (por Carlos Gonsalves + Edgar Guimarães)
    http://www.marcadefantasia.com/revistas/ego/outras-edicoes/ashq11-20/ashq12/ashq12.pdf

    QI #162
    http://www.marcadefantasia.com/revistas/ego/qi/qi161-170/qi162/qi162.html?fbclid=IwAR30sxcXdOfX8Cz-Y79LJxucrcQnepIyfc5P9oExJr1GXqIKJi5ARmJFoJs

    ResponderExcluir