sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Analisando a Capa de Supeman VS The Amazing Spider-Man




O desenho apresenta o óbvio: Super-Homem e Homem-Aranha na iminência de um conflito épico. Nem tão evidentes, entretanto, são as motivações do conflito. Ao fundo, o autor do leiaute faz a opção por representar a extensão do campo de batalha no qual se desenrolará o embate. Portanto, os elementos que compõem este belo trabalho são os dois heróis supracitados e uma densa metrópole. Posto isso, vejamos como são arranjados, magistralmente, esses componentes.

O título dispensa detalhamento por não integrar o desenho original, porém convém observar que ele figura em um fundo branco, o que dá uma ideia de amplitude, na medida em que transforma tudo o que consta abaixo em uma só massa composicional.




Os contendores (Super e Spidey) preenchem uma porção generosa da imagem. Talvez mais de um terço da porção horizontal. Centralizados de esquerda à direita, as silhuetas dos personagens geram uma sinuosidade, um movimento fluido nessa área. Nisso se destacam os contornos curvos combinados com as poses dos personagens.

Abaixo, no último terço horizontal da página, figuram vários blocos de prédio em perspectiva aérea. Dois desses blocos com perspectiva ou pontos de fuga distintos, o que, ao tempo que torna mais verossímil a representação da urbe, gera também uma dinamização na imagem. O mesmo argumento se aplica ao contorno superior da cidade (a orla) que, sendo curva e acidentada (como uma orla de fato o é), rompe com o padrão de linhas retas comuns aos prédios e enriquece a capa com mais um pedrão de movimento.

Unindo o centro e a parte de baixo da capa, há uma antena, em franca diagonal, acentuando a profundidade como também a sensação de queda. Metaforicamente, em termos de argumento/discurso, poderíamos teorizar se não seria essa antena uma forma de ligar o conflito sobre-humano aos interesses dos espectadores terrenos que a tudo assistiam ali debaixo.




Especulação à parte, a capa em questão assoma dentre outras não só por apresentar o primeiro encontro de dois dos personagens fictícios mais famosos do mundo, como também pela harmonização de grandes conceitos da composição, perspectiva e proporção.

Faz-se por bem prestar una menção honrosa para as cores onde as primárias nos uniformes são o primeiro plano e as cores secundárias como violeta e laranja ocupam o cenário de fundo, entre ambas o cinza, que segundo alguns autores é um valor neutro e não uma cor. E esta neutralidade aparece justamente entre os dois planos. Talvez estes comentários possam parecer simplistas dada a quantidade de elementos que poderiam ser analisados. Sim, pois muito ainda pode ser dito sobre a riqueza de detalhes que se encontra neste trabalho. Detalhes que, numa primeira e breve leitura, escapariam até mesmo à visão de raio x do mais capaz dos jornalistas.




Nota do Editor: Este crossover está entre um dos mais memoráveis encontros ou batalhas de Super-Heróis de todos os tempos. Os dois personagens mais populares das masters DC Comics e Marvel Comics. O design inicial da capa foi feito pelo então Editor Carmine Infantino, depois de várias idas e vindas e avaliações por parte de ambas editoras (Marvel e DC) o resultado final teve arte de Ross Andru e Neal Adams com arte final de Dick Giordano (nos personagens) e Terry Austin (Cenários).

MAIS:
Sups x Spidey Carmine Infantino at his Best
Sups x Spidey cover
Super Hero Covers 
Arte de Diêgo Silveira

https://herocover.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário