quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sobre a Forma da Água — por Dennis Oliveira




Embora só recentemente o cineasta Guilhermo del Toro pareça gozar de prestígio e reconhecimento na indústria cinematográfica, a qualidade de seu trabalho e domínio da linguagem podem ser constatadas há tempos. Entre suas preferências, figuram o fantástico e o sobrenatural – sempre sombrios, mas com um inegável toque de beleza. Tudo isso está em A Forma da Água. 

Sensível, o filme transcorre pelo florescer do amor entre uma faxineira muda e uma criatura aquática. À dama, interpretada por Sally Hawkins com doçura e esmero, Guilhermo reserva o direito legítimo das mulheres a sua própria feminilidade e a revela por completo. À criatura, vivida por Doug Jones (o Fauno do Labirinto de Fauno, entre outros seres fantásticos dos filmes do diretor mexicano), pode ser entendida como um príncipe, título de nobreza que cabe a qualquer personagem ao estilo herói submarino que se preze.



















A história, gigantesca homenagem ao cinema, se passa durante a Guerra Fria, predominantemente nos corredores e salas de um centro de pesquisas. Há uma série de elementos característicos da época, do clima perigoso de concorrência internacional às formas de preconceito vigentes (até hoje, infelizmente), todos devidamente idealizados para servir a trama no momento certo – e dar um belo recado ao mundo hodierno. Não obstante a todas suas indicações ao Oscar (que facilmente poderiam ser mais que 13), nada é gratuito no longa. Coisa de gênio.














A Forma da Água (The Shape of Water, 2017)
Direção: Guillermo del Toro
Produção Guillermo del Toro e J. Miles Dale
Roteiro: Guillermo del Toro e Vanessa Taylor
Elenco: Sally Hawkins, Michael Shannon,
Richard Jenkins, Doug Jones,, Lauren Lee Smith,
Michael Stuhlbarg, Octavia Spencer
Soundtrack: Alexandre Desplat
Edição: Sidney Wolinsky
Orçamento: 19,5 milhões de dólares
Receita:       64.254.461 dólares

Também dirigidos por Guillermo del Toro recomendamos:
Blade II (2002); Hellboy (2004);
Helboy: O Exército Dourado (2008); Pacific Rim (2013)













































https://weekly-web-comics.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário